Omnilink fecha 2021 em alta e prepara lançamentos
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Referência em inteligência embarcada, empresa faz retrospectiva de ano repleto de conquistas

Com o processo de retomada pós-pandemia de Covid-19, a Omnilink, referência em soluções de inteligência embarcada para localização de veículos de transporte e gestão de risco de cargas, celebra um período de crescimento e estuda o lançamento de mais produtos em breve.

Para alcançar os resultados positivos nos últimos dois semestres, com crescimento total de 24% na receita bruta, a empresa realizou uma série de movimentos buscando uma gestão ainda mais eficiente, processo que teve início ainda em 2019, com a entrada de Eduardo Lacet como presidente e Cristiane Akiko, vice-presidente.

As ações implantadas, inclusive com a redução de custos, deixaram a operação mais efetiva e mostraram ao mercado uma Omnilink sólida e financeiramente saudável, onde os executivos de alto escalão realizam uma gestão personalizada, vivenciando de maneira muito próxima os principais temas do cotidiano da companhia.

“Essa forma de trabalhar impacta diretamente nos resultados e na performance do nosso negócio”, diz Joélcio Silveira, diretor de operações.

Reflexo direto foi que em fevereiro a Omnilink recebeu o prêmio Top Of Mind como a marca mais lembrada na categoria “rastreador” por quem vive, pensa e decide sobre transporte, segundo apuração realizada pelo Grupo TranspoData. A pesquisa envolveu empresários do transporte, embarcadores e motoristas profissionais de todo o Brasil.

Em maio, a empresa participou de mais uma ação importante, o movimento Maio Amarelo, que em sua 8ª edição teve como tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. O projeto contou com suporte do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ligado à CNT (Confederação Nacional do Transporte).

A Omnilink desenvolve soluções focadas na redução de acidentes e no aprimoramento dos motoristas, com destaque para a linha Omnitelemetria, que vem colaborando na melhoria das práticas de condução, já que sua implantação possibilita aos usuários uma redução média de 46% nos índices de acidentes e 50% na gravidade das ocorrências.

Basicamente, o serviço identifica o comportamento do motorista, como em casos de direção agressiva e mau uso do veículo, gerando alertas em tempo real.

A Omnitelemetria oferece indicadores de risco de tombamento, ambientais, de acidentes, velocidade elevada, frenagens e curvas bruscas em diferentes intensidades, e faz alertas mecânicos e de controle do nível de combustível para evitar desvios, permitindo que os gestores de frotas atuem diretamente nos focos de irregularidades.

Para Eduardo Lacet, o uso do sistema é essencial na melhoria das práticas do trânsito. “A Omnitelemetria é uma solução sofisticada, utilizada pelos transportadores, e que vem demonstrando resultados expressivos, por meio da coleta de informações detalhadas dos veículos e da maneira de condução dos motoristas”.

Outro destaque da Omnilink no ano, dentro de sua estratégia de ampliação da atuação no Brasil e mercados onde têm presença forte, como os países do Mercosul e os Estados Unidos, foi o recorde do setor de televendas no primeiro semestre de 2021, com receita 62% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. Só em junho, por exemplo, o aumento foi de 28% em relação a maio.

O setor, que em 2014 se chamava prospecção dentro da Omnilink, acompanhou as tendências do segmento e quintuplicou seu número de colaboradores desde então, efetuando vendas diretamente por telefone. Nos primeiros seis meses deste ano, o canal de televendas da empresa abriu 1.700 clientes.

Segundo o diretor de vendas e marketing da Omnilink, Fabricio Fatuch, a companhia vem há três anos em uma ascendente de resultados e indicadores positivos. “Neste ano em especial devemos entregar resultados nunca feitos do ponto de vista de vendas e produtividade, aumentando 24% na receita bruta e entregando um Ebitda de R$40 milhões”, diz.

E na esteira do bom momento, o próximo ano terá novidades, já que novas demandas do mercado serão atendidas com o lançamento de soluções e produtos, em processo de finalização.

“O mais relevante não são exatamente nossos números, mas a regularidade de crescimento. O que impressiona é o engajamento, comprometimento e motivação do nosso time e gestores, certamente eles são os protagonistas de toda essa transformação”, encerra Fatuch.


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