No caso, a obra será realizada pelo vencedor do leilão, o consórcio SPMar, que é formado por duas empresas do Grupo Bertin. A licitação prevê que o grupo ganhador construa a alça leste e arrecade o pedágio do Trecho Sul que — conforme as regras do leilão — cobrará um valor de cerca de R$ 2,20 seis meses depois da assinatura do contrato.
Para a construção do novo trecho do anel viário, serão necessários R$ 4 bilhões. Além disso, a empresa terá de investir mais R$ 1 bilhão no Trecho Sul. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) poderá financiar até 70% do valor total, e o restante ficará por conta do consórcio. Além da quantia destinada às obras, a companhia terá de pagar R$ 370 milhões de outorga ao governo estadual e terá um prazo de 36 meses para entregar o trecho concluído após a assinatura do contrato.
O Trecho Leste terá 43,5 quilômetros de extensão, tendo início na interligação com o Trecho Sul, em Mauá, no Grande ABC Paulista. O término será na Rodovia Presidente Dutra, em Arujá. A nova parte do Rodoanel passará pelas seguintes cidades paulistas: Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.
O limite de velocidade será de 100 km/h, assim como nos Trechos Oeste e Sul. Também estão previstas a construção de 14 pontes, 66 passagens inferiores, 18 passagens superiores, dez passagens de veículos e quatro túneis.
Com informações da Agência Estado
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