O que aconteceu antes de acontecer o que aconteceu?
Compartilhe

Ray Hunt (31 de agosto de 1929 – 12 de março de 2009) foi um treinador de cavalos e clínico americano de grande influência no campo do horsemanship e da equitação natural que respeita as características próprias do cavalo.

Uma de suas lições mais importantes é esta: “procure saber o que aconteceu antes de acontecer aquilo que você queria que acontecesse.”

O que essa lição nos ensina é que devemos sempre observar e até pesquisar as razões de nossos sucessos e de nossos fracassos.

Muitas pessoas e empresas colocam tudo na conta da sorte ou na conta do azar. Mas, como sabemos, a maior parte das vezes o que chamamos de “sorte ou azar” está no nosso preparo ou despreparo ou de estarmos no lugar certo, na hora certa, com o material certo e argumentos certos.

Sem essa análise do que aconteceu antes de acontecer o que gostaríamos que tivesse acontecido e não aconteceu, poderemos correr o risco de repetir os mesmos erros, de não aprender com nossos fracassos e, portanto, não evoluirmos em nosso aprendizado e conhecimento.

Da mesma forma devemos analisar o que aconteceu antes de acontecer o que deu certo, os nossos sucessos, as nossas vitórias.

Ao fazermos essa análise poderemos repetir os fatores e processos que nos levaram ao sucesso e com isso nos desenvolver a cada dia.

Assim, em tudo o que fizermos ou tenhamos feito, devemos desenvolver o hábito de avaliar as razões, os motivos de nosso sucesso ou fracasso, sem medo de enfrentar nossas possíveis fraquezas ou falta de planejamento. Essa capacidade de avaliar cada uma das ações empreendidas é um dos grandes segredos das pessoas e das empresas de sucesso.

E os líderes devem levar seus liderados a ter essa mesma atitude para que a empresa se torne uma organização de aprendizagem e não cometa erros recorrentes por falta de avaliação.

A análise do que aconteceu antes nos levará a acertar mais no futuro.

Pense nisso. Sucesso!


voltar