O Dia do Trabalho e a pandemia
Compartilhe

Neste artigo, Luiz Marins fala da importância do trabalho, mesmo em tempos desafiadores como este

Luiz Marins

Em quase todos os países, no dia 01 de maio se comemora o Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional dos Trabalhadores ou Festa do Trabalhador. Cada país tem sua denominação diferente para a data. No Brasil é chamado “Dia do Trabalho”. É uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente, sendo feriado em muitos deles, como no Brasil.

A homenagem remonta ao dia 01 de maio de 1886, quando houve uma greve na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho, que chegava a 17 horas diárias, para oito horas.

Desde então, com o passar dos anos e outras manifestações em vários países, os trabalhadores de todo o mundo conquistaram uma série de direitos e, em alguns países, tais direitos ganharam códigos de trabalho e também estão sancionados por Constituições, como no caso brasileiro.

O diretor da OIT (Organização Internacional do Trabalho) da ONU, alerta que “agora é hora de voltar a gerar os empregos perdidos com a pandemia e criar novas oportunidades de trabalho decente”.

Assim, em tempos de pandemia, o 01 de maio em todo o mundo está sendo marcado pela preocupação pelo desemprego que tem atingido milhões de trabalhadores. Temos que voltar a criar empregos com remuneração justa e este será o maior desafio pós-pandemia em todo o mundo, afirmam os especialistas.

Assim, a comemoração deste Dia do Trabalho deve nos levar à reflexão sobre estes tempos que estamos vivendo e o quanto o trabalho é essencial para o ser humano.

Pense nisso. Sucesso!


voltar