O desafio de conviver com pessoas chatas
Compartilhe

Ninguém mais queria falar no assunto, mas ele insistia em discutir. As pessoas do grupo mudavam de tema e ele insistia em voltar. Até que ninguém mais respondeu, nem comentou. O grupo ficou em silêncio por quase uma semana. Todos pensavam que aquele chato havia desistido de discutir. Foi só uma pessoa postar uma foto qualquer e ele voltou com a mesma discussão, comentou desolada uma das participantes daquele grupo de família no WhatsApp.

A verdade é que há pessoas chatas em todos os lugares. São as que perderam a noção do ridículo. São as que não têm “desconfiômetro”; são as que querem se aproveitar de situações de forma imprópria; são as entronas, as espaçosas; as que se metem na frente; as que se acham bonitas e inteligentes. São aquelas com quem não temos nenhum prazer em conviver.

Chatas são as que se intrometem na vida das outras pessoas querendo dizer como elas devem ser e agir; o que devem vestir; o que devem comer. São as ditadoras de regras; as julgadoras do comportamento alheio; as que se acham melhores; as que ofendem pessoas simples; as bajuladoras de pessoas importantes; as grifeiras; as insuportáveis.

Nas empresas, essas pragas acabam com a produtividade, com a motivação, com o desejo de inovar, de criar. Elas estão sempre criticando, achando defeitos, apontando erros. Elas tiram o prazer do trabalho, destroem a vontade de fazer.

Nem sempre podemos nos livrar de pessoas chatas e o que fazer para que elas percebam o quanto são inconvenientes é um desafio até para os mais competentes líderes.

Recebo dezenas de mensagens pedindo dicas de como sobreviver a pessoas chatas. Confesso que não tenho nenhuma. Se você tem alguma dica ou receita, me passe, pois conviver com pessoas chatas é o inferno na terra.

Pense nisso:

  • Leve este texto para sua empresa, organização, clube ou mesmo família e faça uma discussão sobre o tema fazendo uma lista de coisas que todos consideram “muito chatas”. Quem sabe alguma pessoa chata presente possa se corrigir…
  • Você tem o hábito de querer “ajudar” muito as pessoas dizendo a elas como elas devem ser e se comportar?
  • Há também as “eco-chatas” que querem salvar o mundo e as dieta-chatas que querem fazer você comer o que elas comem ou dizem comer.

Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.