O conceito ESG e sua importância
Compartilhe

A sigla ESG surgiu pela primeira vez no final de 2004, numa iniciativa chamada Who Cares Wins, (Quem Cuida Vence) da ONU, em parceria com instituições financeiras. A ideia era unir as instituições do mundo todo para encontrar formas de envolver a responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa no mercado financeiro internacional.

A partir dessa iniciativa da ONU, ser responsável em relação ao meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança tornou-se obrigação das empresas. E o conceito ESG chegou para mostrar isso de forma definitiva. ESG é uma sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).

Estudos internacionais e mesmo nacionais mostram que as empresas que têm boas práticas nesses campos apresentam resultados melhores no médio e longo prazos. Além disso, os investidores do mundo todo estão tomando esse conceito ESG como critério para escolha de onde investir.

E o que, na prática significa o conceito ESG:

  • O “E” se refere às práticas ambientais, que mostra como a empresa reduz o impacto ambiental e se preocupa com questões como emissão de carbono; eficiência energética; gestão de resíduos; poluição e recursos naturais.
  • O “S” de Social, é como a empresa respeita os seus parceiros: clientes, colaboradores e funcionários. Os temas envolvidos nesta pauta são inclusão e diversidade; direitos humanos; engajamento dos funcionários; privacidade e proteção de dados; políticas e relações de trabalho; relações com comunidades e treinamento da força de trabalho;
  • O “G” é governança. Trata-se de como a empresa adota as melhores práticas de gestão corporativa; ética e transparência; estrutura dos comitês de auditoria e fiscal; política de remuneração da alta administração; canal para denúncias etc.

Esse conceito de sustentabilidade ESG veio para ficar e será cada vez mais importante para qualquer empresa ou organização. Assim, veja como sua empresa está posicionada dentro das três áreas e faça um projeto sério de adequação, pois seremos cada vez mais avaliados em função desses três critérios

Pense nisso. Sucesso!


voltar