Novo secretário de Segurança de SP toma posse nesta quinta-feira
Compartilhe
22 de Novembro de 2012 – 10h00 horas / G1
O novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, tomará posse na manhã desta quinta-feira (22). Grella, que é ex-procurador-geral de Justiça, foi anunciado nesta quarta (21) após o governador Geraldo Alckmin decidir pela demissão do ex-secretário Antônio Ferreira Pinto. Grella disse ao G1 que o plano de combate à onda de violência no estado precisa de “aprimoramento“. “Essa onda de violência é um grande problema. Vai ser preciso muito trabalho e empenho para reverter esse quadro“, disse o novo secretário.
Após o anúncio da mudança de secretário de segurança, o delegado-geral, Marcos Carneiro, colocou o cargo à disposição do governador, segundo o Bom Dia São Paulo.
A mudança no gabinete de Segurança ocorre no momento em que o estado passa por uma alta em índices de criminalidade. Desde o início do ano, 93 policiais foram mortos em São Paulo. Além disso, a região metropolitana vem registrando média de assassinatos por dia maior que no ano passado.
Segundo Grella, as parcerias com o governo federal e o relacionamento com a União serão mantidos. Ele ressaltou, entretanto, que tem ideias para o enfrentar a crise, mas que precisa se informar sobre a situação da pasta. “O plano de segurança está em andamento, mas deve ter alterações em novas versões, requer um aprimoramento“, disse.
O novo secretário, entretanto, não especificou se eventuais mudanças devem afetar diretamento os planos de ação conjunta firmados com o governo federal. “Eu assumi um compromisso em relação ao colega (Ferreira Pinto) e só falarei de detalhes do que pretendo fazer após a posse“, disse Grella. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a cerimônia deve ocorrer às 10h desta quinta-feira, na sede do governo paulista, o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, na Zona Sul.
O ex-procurador disse ter sido convidado na semana passada pelo governador e ter aceitado o convite durante o fim de semana. “Da minha parte, vai ter muito trabalho e profissionalismo“, afirmou.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Jair Burgue Manzano, também deixa o cargo. Manzano foi representante da SSP na agência de ação integrada, criada após acordo com a União. O substituto não foi anunciado, segundo a assessoria da pasta. Dificuldades
Ao realizar o anúncio, o governador afirmou que o governo enfrenta dificuldades com a onda de violência. “Nós reconhecemos as dificuldades que estamos passando e vamos nos empenhar de forma redobrada neste trabalho“, disse Alckmin.
Durante evento na Zona Norte, Alckmin elogiou tanto o antigo secretário quanto o sucessor. “O secretário Ferreira Pinto trabalhou conosco quase sete anos, foi um bom secretário de Administração Penitenciária e secretário da Segurança Pública, colocou o cargo à disposição”, disse.
Segundo o governador, Grella tem “grande experiência“, tendo atuado por quase 30 anos como promotor e procurador. “Está preparado para a gente dar mais um avanço e São Paulo continuar sendo um dos estados mais seguros em termos de segurança do Brasil“, disse.
Perfil
O ex-procurador-geral de Justiça Fernando Grella Vieira, de 54 anos, foi secretário da Procuradoria de Justiça Cível do MP e vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público.
Ele já foi secretário-geral da Confederação Nacional do Ministério Público e atuou no Congresso Nacional no acompanhamento de reformas constitucionais (administrativa, previdenciária e judiciária).
O procurador foi presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça dos Estado e da União nos anos de 2010 e 2011, membro do Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo, e representou o MP brasileiro no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

voltar