Nosso Brasil independente
Compartilhe

Neste último 7 de setembro, o Brasil comemorou 198 anos do famoso grito da Independência às margens do rio Ipiranga, que culminou na emancipação do País de Portugal.

A construção desta nação, desde seu início, enfrentou lutas internas e externas. A pressão exercida por nossos emancipacionistas versus os colonizadores foi intensa. Basta relembrarmos os movimentos da Conjuração Baiana e da Inconfidência Mineira. Os modelos que serviriam de base para este novo projeto político lutaram obstinadamente, até que o Brasil, conseguiu de fato tornar-se uma nação independente.  

O que percebemos ainda, é que apesar de uma nação consolidada, as divergências políticas aqui permanecem. Só que a grande diferença, é que hoje no Brasil, os governos são transitórios. A nossa atual democracia é decisiva para isso.

E o que fica são os valores real desta nação multicultural, acolhedora, com uma diversidade ambiental incrível, cheio de belezas naturais e a imponente força de trabalho do seu povo. São muitas as riquezas deste País. Mas sem dúvida, nossa gente é o melhor de nós.

Portanto, o SETCESP acredita que mesmo em meio às situações adversas pela qual passamos, diante de uma pandemia que nos levou a uma crise sanitária, de saúde e econômica, não podemos deixar nos abater e minar o nosso patriotismo. Todos os desafios contribuíram para chegarmos até aqui. Sim, feliz Dia da Independência do Brasil.


voltar