Não vai acontecer comigo!
Compartilhe

Quantas vezes em nossa vida aconteceram coisas que tínhamos absoluta certeza que não aconteceriam conosco?

Quantas certezas foram dissipadas por eventos que jurávamos que jamais aconteceriam em nossa família? Quantas vezes fomos surpreendidos por situações que imaginávamos estar imunes e seguros?

Quantas vezes pensamos ou dissemos “Não vai acontecer comigo?” Esse excesso de confiança que beira à soberba e à crença de que somos superiores, inatacáveis, protegidos, inexpugnáveis já derrubou muitas pessoas que tiveram grande dificuldade em se levantar.

O mais grave é quando esse sentimento de soberba vem acompanhado da crítica mordaz aos que sofreram, aos que caíram, aos que foram surpreendidos por eventos que igualmente não esperavam que lhes fossem acontecer.

Conheço pessoas que criticam com desdém e até certa zombaria, amigos que tiveram seus filhos envolvidos em problemas com drogas ou outros desvios, dizendo que com elas isso jamais aconteceria.

Conheço gente que zomba de pessoas que perderam seus empregos taxando-as de preguiçosas.

Conheço pessoas que criticam empresários que perderam seus negócios chamando-os de fracos, incompetentes, ineptos.

Conheço pessoas que parecem sentir um certo prazer em ver alguém vítima de uma situação difícil. O fracasso alheio parece ser o seu sucesso.

Essas são as pessoas que dizem “Isso não vai acontecer comigo” até que a vida se encarrega de cobrar e quando a cobrança vem, vem com uma força muito grande aos soberbos e que se acham super-homens e super-mulheres. Para essas pessoas a queda e a vergonha de terem humilhado amigos e parentes é quase insuportável.

É preciso ter muita humildade (que significa ter os pés no húmus = terra) para aceitar que ninguém está imune a imprevistos. É preciso ter muita humildade para seguir o caminho reto, não falar ou desejar o mal às outras pessoas. É preciso pedir todos os dias que a soberba e o orgulho não nos deixem cegos para a realidade da vida.

Nunca se esqueça que se você não cuidar e vigiar o que você acredita que jamais acontecerá com você, um dia poderá acontecer.

Pense nisso. Sucesso!


voltar