Não sofra por antecipação
Compartilhe

Sofrer por antecipação é um dos maiores males que nos afetam.

Quando sabemos ou vemos um problema pela frente já começamos a sofrer, muitas vezes, meses ou até anos antes de ele se tornar presente.

Assim ficamos num estado de ansiedade (medo do futuro) que toma conta de nossos pensamentos e ações e, na maioria das vezes, nos impede de buscar soluções que possam existir e que não conseguimos enxergar pelo nosso excesso de ansiedade e sofrimento.

Com esse sofrimento antecipado comprometemos nossa saúde física e mental e perdemos a dimensão da história e da fé, pois é sabido que muitas coisas podem ocorrer de um dia para outro, de um mês para outro e que mudarão o rumo da história e das coisas das quais estamos sofrendo por antecipação.

Muitos me perguntam o que fazer para não termos esse sofrimento por antecipação?

Para os que têm fé, é sempre mais fácil enfrentar esses momentos, pois quem tem fé acredita na possibilidade de mudanças inesperadas e a fé traz consigo a esperança. Com fé e esperança essas pessoas conseguem entregar nas mãos de seu Deus aquilo sobre o que não têm poder algum.

Aos que não têm fé é preciso lutar internamente para entender que o futuro é incontrolável e de pouco adianta um sofrimento antecipado ou uma ansiedade exagerada por eventos futuros.

Esse sofrimento por antecipação interfere em todos os aspectos da vida, tanto pessoal como profissional e até empresarial. Conheço empresários e profissionais de vários setores que com excessiva ansiedade em querer resolver problemas que vislumbram no futuro, deixam de fazer as coisas certas no presente e perdem a capacidade de inovar, de criar e se tornam pessoas que a cada dia mais se afastam da realidade concreta do momento em que estão vivendo.

Assim, é preciso trabalhar nossa mente para que não percamos a dimensão da realidade de que não temos domínio sobre o futuro e que o sofrimento por antecipação não se justifica e que é preciso combater esse mal que pode afetar severamente nossos relacionamentos e nossa saúde física e mental.

Pense nisso. Sucesso!


voltar