Não se vitimize nas mudanças
Compartilhe

Muitas empresas estão voltando ou já voltaram para o trabalho presencial e as que ainda não voltaram estão decidindo como fazer essa volta e se farão total ou parcialmente através do trabalho híbrido.

Tenho notado uma reação negativa de muitos colaboradores em relação à volta ao trabalho presencial, o que era sabido e esperado que ocorreria após a diminuição dos riscos da pandemia.

Ter medo ou não querer voltar quando a empresa assim determina é pouco razoável. Embora cada colaborador possa ter sua opinião, é preciso aceitar as decisões da empresa que procura ver um cenário mais amplo para suas decisões.

É preciso ter coragem e força para enfrentar as mudanças que ocorrem em nossa vida e tomar cuidado para não ficarmos com uma atitude de filhos mimados que não aceitam contrariedades e só querem fazer o que lhes é mais cômodo ou lhes dá prazer. A vida real não é assim!

Tenho visto que muitas empresas têm buscado ajudar seus colaboradores a fazer essa mudança, mas não pode comprometer sua produtividade e sucesso para atender desejos individuais de funcionários. Essa é a realidade concreta e a responsabilidade de qualquer empresa.

Tenho conversado com psiquiatras e psicólogos que afirmam que muitas pessoas não querem sair de sua zona de conforto e acabam chantageando seus empregadores dizendo ter problemas psicológicos sérios. O que falta, dizem esses profissionais da saúde mental, é determinação para enfrentar os desafios impostos pela realidade, falta resiliência que é compensada com uma atitude de eterna vitimização todas as vezes que uma mudança pouco agradável é exigida.

É preciso que entendamos que há momentos na vida que fortes e desagradáveis mudanças são exigidas de todos nós. É preciso enfrentá-las e não fugir delas todas as vezes.

Sei que muitos acharão que estou minimizando os efeitos psicológicos da mudança e da volta ao trabalho pós-pandemia, mas eu não poderia deixar de alertar as pessoas sobre o que venho observando e discutindo com muitos profissionais. Se há sérios problemas a serem tratados com atenção, há também muita falta de disposição em enfrentar com coragem e saúde mental, as mudanças e os fatos brutais impostos pela realidade.

Pense nisso. Sucesso!


voltar