Compartilhe
13 de Janeiro de 2017 – 04h15 horas / Luiz Marins

É preciso entender que, apesar de todos os avanços tecnológicos e aplicativos como WhatsApp, Messenger, etc., nada substitui o contato pessoal com a mesma eficiência e eficácia, principalmente em relações comerciais e processos de negociação.

 

Conheço muitos vendedores, representantes comerciais, negociadores e pessoas em geral que se iludem a si mesmos acreditando que mensagens via smartphones e mesmo e-mails sejam capazes de substituir a boa, velha e eficaz visita ao cliente, pessoal e intransferível.

 

Como antropólogo posso afirmar que o ser humano se comporta de forma muito diferente num relacionamento face a face, olho no olho em comparação a qualquer outro meio à distância, mesmo numa teleconferência, onde uma pessoa está vendo a outra. O contato face a face, pessoal, transmite sinais não visíveis de empatia pela postura corporal, modo de trajar e até pelos odores e toques sensoriais num aperto de mão, um abraço, etc. E isso faz toda a diferença no sucesso ou fracasso de qualquer relacionamento entre seres humanos.

 

Além disso, é fundamental para uma venda, negociação ou qualquer relacionamento eficaz a visita ao local da outra pessoa, ou seja, a empresa do cliente, sua loja, seu escritório, ou um amigo ou amiga em sua própria casa. Numa visita você poderá obter sinais simbólicos que falam mais do que o que a própria pessoa falará. O ambiente, a limpeza do lugar, o tipo de mobiliário, a forma como as pessoas se tratam, os olhares desde a recepcionista da empresa até a pessoa que servirá um café e a própria qualidade do café, das xícaras, etc., podem “falar” mais alto que qualquer outra informação verbal. Isso sem falar na observação das pessoas que lá estarão – quem frequenta o local? O que comentam na sala de espera? Tudo isso, se bem observado e trabalhado poderá oferecer todos os insumos para uma negociação exitosa em qualquer setor do relacionamento humano.

 

Assim, meu conselho é que você utilize os recursos da tecnologia – e-mail, WhatsApp, Messenger e outros – para confirmar, enviar informações antecipadas ou posteriores, mas, por favor, não deixe de visitar seus clientes e fornecedores no local em que trabalham. E, antes de um relacionamento mais sério com qualquer pessoa, visite onde ela mora. Você se surpreenderá!

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar