“Nada nos humilha mais do que a coragem alheia”
Compartilhe

Luiz Marins

Esta conhecida e muitas vezes citada frase de Nelson Rodrigues é, como muitas de sua autoria, cheia de sabedoria.

Nelson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista de costumes e de futebol brasileiro. É considerado o mais influente dramaturgo do Brasil.

Para entender o porquê ele diz que a coragem alheia é o que mais nos humilha é preciso entender o verdadeiro sentido de coragem.

Os dicionários afirmam que coragem é a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação.

Coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade de agir apesar do medo. O contrário da coragem é a covardia.

Quando vemos pessoas de coragem, que enfrentam seus medos, que enfrentam adversidades, que enfrentam a crítica, a rejeição; pessoas que se superam, enquanto ficamos parados, inertes, acovardados frente aos desafios; sem dúvida nos sentimos humilhados. Essa é a verdade.

Muitas vezes criticamos os corajosos os chamando de imprudentes, de inconsequentes, de perigosos e ignorantes, mas a verdade é que se não fossem as pessoas de coragem pouco das inovações e do progresso existiriam.

Em todos os campos vemos pessoas que fazem a diferença pela sua coragem, pela sua bravura, pela sua capacidade de enfrentar desafios grandes e pequenos, de não desistir frente a obstáculos. Vemos na medicina, na engenharia, na física, na química, nas ciências sociais e mesmo na política, pessoas que lutam corajosamente para fazer um mundo melhor, para deixar um legado forte para toda a humanidade. Da mesma forma vemos pessoas simples, quase anônimas que, cheias de coragem, levam à frente um ideal empreendedor passando por cima de qualquer ideia de fracasso ou de cansaço.

O que elas têm que nós não temos? Coragem!

Pense nisso. Sucesso!


voltar