Compartilhe
26 de Agosto de 2016 – 04h21 horas / Fiesp

Na passagem para agosto, o Índice de Confiança dos Empresários Industriais (ICEI-SP) dos estabelecimentos de pequeno porte (10 a 49 empregados) de São Paulo subiu 2,3 pontos e atingiu 49,0 pontos, patamar que não era atingido desde setembro de 2013 e que chega muito perto da estabilidade, representada pelo nível de 50,0 pontos. O levantamento é feito pelo Departamento de Micro, Pequena e Média Industria da Fiesp (Dempi). A análise da evolução do ICEI-SP mostra que a recuperação da confiança se intensificou nos últimos meses, sugerindo que a economia esteja perto de uma possível retomada caso ultrapasse a linha divisória.

 

O indicador de condições da empresa para o mesmo segmento avançou 1,7 ponto e chegou a 41,7 pontos, sinal de menor intensidade na queda. O indicador das condições da economia brasileira avançou para 38,9 pontos em agosto (4,4 pontos acima da leitura anterior).

 

Expectativas

 

O indicador de expectativas para os próximos seis meses, que já tinha ultrapassado a linha indicadora de estabilidade, avançou mais 2,1 pontos e atingiu 53,3 pontos em agosto, sinal de expectativas positivas para os próximos meses.

 

No segmento das médias indústrias (50 a 249 empregados) também houve avanço no indicador de expectativas para os próximos seis meses. Em sua quarta alta consecutiva, chegou a 49,1 pontos em agosto (contra 48,1 em julho), aproximando-se ainda mais da linha de estabilidade e indicando uma possível reversão na expectativa nos próximos meses.

 

Em relação à confiança dos empresários da média indústria, agosto teve a quarta alta seguida, passando de 44,0 para 45,8 pontos.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.