Dos dez maiores crescimentos verificados, sete são de municípios que estão no eixo do Rodoanel. Em primeiro lugar aparece Itapecerica da Serra, com elevação real de 71,81%. Na seqüência vêm Santana de Parnaíba (47,35%), São Caetano (46,40%), Barueri (43,49%), Itapevi (39,78%), Cotia (32,88%), Rio Grande da Serra (29,68%), Taboão da Serra (26,48%), Diadema (26,10%) e Vargem Grande Paulista (22,33%).
São Paulo ocupa a 33ª posição, com 5,42%. As sete cidades que estão no eixo da obra tiveram média de crescimento anual de 11,89%. A Capital paulista, por sua vez, apresentou taxa de 1,78%. A média anual do país, no mesmo período, foi de 3,24%.
A pesquisa analisou as 39 cidades que compõem a Grande São Paulo e as 12 que apresentam o maior PIB no Estado, totalizando 45 municípios – seis estão contidos nos dois grupos. O cálculo foi feito com base nos dados disponíveis, entre 2002 e 2005, pelo IBGE.
“Os números que obtivemos nos mostram que o Rodoanel exerce um impacto bem considerável para as economias locais. Fica claro ainda que a elevação da riqueza acumulada pela cidade de São Paulo mal consegue acompanhar o aumento da sua população“, afirma o coordenador técnico da Agende, Marcelo Chueiri, responsável pela pesquisa.
voltar