Cais santista registrou melhor marca de movimentação de contêineres para o mês. Dados foram divulgados pela Autoridade Portuária de Santos
O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, registrou a maior movimentação de contêineres para o mês de outubro, em 2020. Foram 4,3 milhões de toneladas, alta de 0,2% sobre o recorde anterior, atingido no mesmo mês em 2019. Os dados foram divulgados pela Santos Port Authority (SPA), a Autoridade Portuária de Santos.
Segundo o levantamento, o desempenho reflete o início da retomada econômica durante a pandemia. De acordo com a SPA, em outubro, foram movimentados 383.933 TEU (medida padrão referente ao contêiner de 20 pés). Em tonelagem, a carga conteinerizada também bateu recorde para o mês, com 4,3 milhões de toneladas.
Houve destaque, também, para o transporte de cargas de soja e açúcar, com 21,1 milhões e 20,1 milhões de toneladas, respectivamente, com altas de 19,9% e 68,1%. Também houve aumento na movimentação de celulose, com 4,7 milhões de toneladas e alta de 16%, e farelo de soja a granel, com 5,8 milhões de toneladas e crescimento de 15%.
“A movimentação de contêineres foi bastante afetada pela pandemia, com a redução de viagens dos navios e menor produção industrial, mas os números apontam para a recuperação da demanda no Brasil e no mundo”, apontou o presidente da SPA, Fernando Biral.
A movimentação de carga no geral, durante o mês de outubro, sofreu queda de 3,1% em relação a 2019, com 12,4 milhões de toneladas. Houve queda no transporte de granéis sólidos vegetais e na exportação de açúcar.
Em 2020, o movimento acumulado do ano registrou 122,5 milhões de toneladas, crescimento de 8,7% na base anual e recorde para o período de dez meses. O resultado foi impulsionado pelas exportações, que atingiram 90,4 milhões de toneladas, alta de 13,3%. Já as importações registraram queda de 2,5%, um total de 32,2 milhões de toneladas.
voltar