Manoel Sousa Lima Jr. conta sua história de vida na COMJOVEM
Compartilhe
14 de Junho de 2010 – 10h00 horas / Imprensa Setcesp
O presidente em exercício do SETCESP, Manoel Sousa Lima Júnior, foi o terceiro dirigente da entidade a participar do ciclo de palestras da COMJOVEM que tem o objetivo de trazer os principais empresários do setor para contar suas experiências aos integrantes da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do TRC.
O transportador, com mais de três décadas de experiência no setor, contou sua trajetória na reunião da Comissão realizada na manhã da última sexta-feira, dia 11 de junho. Manoel, que é economista formado pelo Mackenzie, iniciou sua carreira cedo, com apenas 22 anos de idade. Vindo de uma família que sempre valorizou os estudos e a formação acadêmica, o atual presidente em exercício do SETCESP, que dirige o Grupo Argos, empresa especializada no transporte e na logística de produtos químicos e perigosos, começou sua história na Unilever como trainee e logo então ingressou no transporte de cargas como empreendedor.
“Começamos nossa a atividade no transporte com cargas de cimento a granel para a construção da usina de Itaipu. Nosso primeiro desafio foi a compra de 170 pneus para as carretas e o cliente nos passou a carga, dizendo-nos para comprar as carretas, pois ele garantia as cargas”, contou o presidente.
Em 1980, Manoel relata que as obras da Itaipu estavam sendo finalizadas e que os projetos de usinas estavam sendo paralisados, o que o levou a iniciar o transporte de químicos, dando origem à Argos. “Fechamos um contrato para o transporte e a armazenagem de pentaclorofenato de sócio, o conhecido pó da China, mas logo percebemos que o produto era tóxico. Questionei se não havia nenhuma legislação para proteger-nos no contato com o material e fui procurar o então “Seticesp” para buscar respostas”, contou.
Na entidade, Manoel foi convidado a participar dos debates sobre o segmento e acabou ingressando no Sindicato como coordenador da COMCAP, comissão que cuidava dos assuntos sobre o transporte de produtos perigosos. Foi para Brasília para uma reunião com o ministro dos Transportes, a pedido do então presidente Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro e foi aí que sua história sindical patronal começou.
“Foi nessa época que conheci empresários como Urubatan Helou e Roberto Mira, todos meus contemporâneos, e tive o prazer de representar o Brasil como membro do Comitê de Produtos Perigosos da Organização das Nações Unidas (ONU)”, revela.
Manoel compartilhou com os jovens empresários sua história na empresa e deixou uma importante mensagem para todos: “O transportador deve ter foco absoluto nos negócios, se especializar e cuidar muito de perto de sua movimentação financeira, para que possa ter as rédeas do negócio e não passar por sobressaltos”, contou.
“Agradecemos demais a presença do Sr. Manoel em nossa reunião. Sua participação foi extremamente importante para nossa Comissão, que acaba de realizar a terceira palestra com um experiente empresário do transporte”, diz Ana Carolina Ferreira Jarrouge, coordenadora da COMJOVEM.

voltar