Mais empresas pretendem investir em 2019, aponta pesquisa da FIESP
Compartilhe

 

 

 

O valor investido este ano deve ter um aumento de 26,8%, em comparação com 2018. É o que revela pesquisa Fiesp/Ciesp com dados coletados no primeiro trimestre deste ano.

As projeções para o investimento em 2019 sofreram impacto positivo da expectativa de retomada da atividade industrial este ano. Um número maior de empresas tem a intenção de investir em 2019 (57,0% em 2018 e 67,8% neste ano). Entre os pontos principais da pesquisa Fiesp/Ciesp:

 Mais empresas pretendem investir em 2019: 57,0% em 2018 e 67,8% neste ano.

  • Parcela do faturamento a ser investida será maior: 3,4% em 2018 e 4,2% em 2019

 

  • Assim, o valor investido este ano deve ter um aumento de 26,8%

 

  • Mas os 3,4% do faturamento investidos em 2018 correspondem a quase metade da série histórica (6,7%) e os 4,2% pretendidos em 2019 ainda são o segundo menor valor da série

 

  • OBJETIVOS: Empresário industrial ainda está bastante cauteloso, tendo o aumento da eficiência produtiva e a redução de custos como os objetivos principais do investimento

 

  • NECESSIDADES: A substituição de máquinas e equipamentos obsoletos ganhou importância entre as necessidades das empresas em detrimento da ampliação da capacidade produtiva.

 

  • FONTE DE RECURSOS: O empresário industrial pretende ampliar o investimento este ano com aumento da participação do financiamento com recursos públicos.

 

  • RISCOS: Um crescimento econômico menor do que o esperado, o retorno dos investimentos abaixo do esperado e as dificuldades de acesso aos financiamentos do BNDES apresentam-se como importantes riscos que a indústria poderá enfrentar este ano para realizar sua intenção de investimento.

 

  • Dados coletados de 14 de janeiro a 12 de março de 2019.

Acesse aqui a pesquisa completa.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.