Maioria dos empresários de transporte rodoviário é contra política de preços da Petrobras, aponta pesquisa
Compartilhe

Uma pesquisa promovida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), obtida com exclusividade pela CNN Brasil, mostra que 87,5% dos empresários brasileiros do segmento de transporte rodoviário de carga são contrários à atual política de preços da Petrobras.

O levantamento, feito com 464 empresários do segmento que atuam em todo o país, ainda aponta que para 82,3% o preço do diesel é hoje a principal dificuldade enfrentada pelas empresas de transporte. E para 81,5%, o custo operacional de maior impacto é o valor do combustível.

Nesta quarta-feira (6), o governo federal indicou um novo presidente para a Petrobras após críticas do presidente Jair Bolsonaro de que a atual gestão falhou ao ter repassado ao mercado consumidor a elevação do preço do barril de petróleo.

A política de preços da empresa estatal é baseada no preço internacional do barril de petróleo e na cotação do dólar frente ao real. O último reajuste nos preços dos combustíveis pela Petrobras ocorreu no dia 10 de março, quando a estatal elevou o preço da gasolina em 18% e, do diesel, em 25% nas refinarias, depois de 57 dias sem alterações.

O levantamento promovido pela entidade de transporte mostra ainda que, para 46,1% dos empresários ouvidos, o segmento econômico enfrenta dificuldades na contratação de mão-de-obra por falta de experiência profissional. A principal carência apontada por 65,1% é a contratação de motoristas, havendo em 44,6% vagas de emprego disponíveis.

A falta de segurança nas estradas do país também é apontada como um fator que dificulta a atividade profissional. A pesquisa mostra que 62,5% já foram alvo de roubo de carga e que 74,8% contrataram serviço de seguro para toda a sua frota.

O levantamento mostra também que 59,6% das empresas de transporte de cargas adotam iniciativas de preservação ambiental. A pesquisa foi realizada no período de 08 de setembro a 08 de outubro. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Dados da Pesquisa:

87,5% têm opinião contrária à atual política de precificação da Petrobras

81,5% citaram o combustível como custo operacional de maior impacto

62,5% já foram alvo de roubos de carga

74,8% têm seguro contratado para toda a frota

59,6% implementam ação ambiental.


voltar