Maioria dos acidentes com motos em SP ocorre na ida e na volta do trabalho, diz estudo
Compartilhe
13 de Outubro de 2008 – 10h00 horas / Folha Online
Um estudo elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que 77% dos acidentes com motociclistas, incluindo os motoboys, ocorre a caminho do trabalho ou na volta para casa. A grande incidência nesses horários é atribuída a dois fatores: pressa e cansaço.
Segundo o levantamento, os acidentes no período da manhã ocorrem geralmente devido à pressa de chegar ao trabalho –principalmente com os motoboys, que muitas vezes recebem por produção. Já no fim do dia, é provocado pelo cansaço após um dia extenuante de trabalho. A incidência se equivale nos dois períodos, com 36% dos registros de manhã e 36,9% à tarde.
O levantamento analisou 444 comunicados de acidentes de trabalho feitos entre 2003 e 2005 no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), incluindo ocorrências nas cidades de São Paulo, Diadema e Santo André.
A faixa etária entre 20 e 29 anos de idade concentra a maior parte das vítimas dos acidentes: 57%. A incidência cai conforme aumenta a idade, 26% entre 30 e 39 anos e 8%, entre 40 e 49 anos. Na maior parte dos casos, 95,3%, os acidentados eram homens.
Segundo o levantamento, em 45,5% dos acidentes os motociclistas apresentam algum tipo de fratura, sendo 18% com traumas múltiplos (várias fraturas e lesões). Os membros inferiores são a parte do corpo mais atingida, em 38% dos casos. Do total de acidentes com motociclistas analisados pela Secretaria, 33% foram causados por colisões com automóveis e 28% por quedas.

voltar