Maioria dos acidentes com motos em SP ocorre na ida e na volta do trabalho, diz estudo
Compartilhe
13 de Outubro de 2008 – 10h00 horas / Folha Online
Um estudo elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que 77% dos acidentes com motociclistas, incluindo os motoboys, ocorre a caminho do trabalho ou na volta para casa. A grande incidência nesses horários é atribuída a dois fatores: pressa e cansaço.
Segundo o levantamento, os acidentes no período da manhã ocorrem geralmente devido à pressa de chegar ao trabalho –principalmente com os motoboys, que muitas vezes recebem por produção. Já no fim do dia, é provocado pelo cansaço após um dia extenuante de trabalho. A incidência se equivale nos dois períodos, com 36% dos registros de manhã e 36,9% à tarde.
O levantamento analisou 444 comunicados de acidentes de trabalho feitos entre 2003 e 2005 no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), incluindo ocorrências nas cidades de São Paulo, Diadema e Santo André.
A faixa etária entre 20 e 29 anos de idade concentra a maior parte das vítimas dos acidentes: 57%. A incidência cai conforme aumenta a idade, 26% entre 30 e 39 anos e 8%, entre 40 e 49 anos. Na maior parte dos casos, 95,3%, os acidentados eram homens.
Segundo o levantamento, em 45,5% dos acidentes os motociclistas apresentam algum tipo de fratura, sendo 18% com traumas múltiplos (várias fraturas e lesões). Os membros inferiores são a parte do corpo mais atingida, em 38% dos casos. Do total de acidentes com motociclistas analisados pela Secretaria, 33% foram causados por colisões com automóveis e 28% por quedas.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.