Logística traz novas oportunidades
Compartilhe

A adoção cada vez maior de soluções de internet das coisas (IoT) no setor de logística abre novas oportunidades de negócios para a indústria de software no país, especialmente para gerenciamento de estoque, transporte de mercadorias e análise dos dados de toda a cadeia suprimentos.

É um mercado em plena expansão, diz Waldir Bertolino, country manager da Infor, provedora de aplicações de negócios para a nuvem. As aplicações de IoT da empresa envolvem o uso de sensores em armazéns, conectados à plataforma de WMS (warehouse management), além de sensores de movimento, temperatura e umidade nos armazéns. Segundo Bertolino, os problemas mais comuns do setor logístico estão relacionados à frota de transporte de mercadorias. “É crescente o uso de IoT para saber a posição exata dos veículos e identificar se estão operando, parados ou fazendo rotas planejadas. Também é possível mapear níveis de fluído e combustível, além de colaborar com a pauta ambiental no controle da emissão de CO2 ”.

Apesar da pandemia, o cenário é propício às utilização crescente de soluções de IoT, diz Renato Pasquini, diretor geral da Frost & Sullivan no Brasil. Pelos estudos da empresa, a soma das aplicações de rastreamento de ativos móveis e gestão de frotas alcançam 3,3 bilhões de dispositivos no mundo em 2020, ou 12,4% do total do mercado e deverão evoluir para 7,5 bilhões em 2024. O interesse é mais que óbvio, segundo ele. “As principais vantagens são facilitar inovação, gerar redução de custos e produzir mais receitas”, afirma.

Para Marcelo Berardino, diretor de energia e indústria da Minsait, unidade de negócios da Indra, empresa global de tecnologia e consultoria, com o avanço do trabalho remoto por meios digitais, empresas e clientes incluirão mais tecnologias de interação usando todos os tipos de dispositivos móveis. A empresa criou a solução “Onesait Platform”, plataforma “open source” para o desenvolvimento ágil e implantação de soluções integradas de software, dados, inteligência artificial e hardware. “Estudos mostram que a melhora de desempenho após o investimento em tecnologias digitais varia entre 30% e 40% no primeiro ano”, afirma.

As soluções de IoT alcançam também as pequenas operações de entrega de mercadorias. Desde janeiro está em desenvolvimento a Box Delivery, plataforma que reúne empresas, clientes e colaboradores possibilitando entregas no modelo de economia colaborativa. Com foco na humanização dos processos de entrega, segundo Paullo Norato, diretor da empresa, a Box Delivery é o elo entre marcas e mais de 30 mil entregadores cadastrados em todo o país.

Segundo especialistas, entre os desafios para o avanço da tecnologia na cadeia logística está o custo do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) sobre conexões móveis, cobrado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). á também dificuldade de incorporar a “cultura digital” e a necessidade de uma complexa e eficiente estrutura de telecomunicações em alguns setores, diz Berardino, diretor da Minsait.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.