Livre-se da dependência do aplauso
Compartilhe

Conheço pessoas que são dependentes do aplauso alheio. Tudo o que fazem, fazem esperando a aprovação, o elogio, o aplauso. Essas pessoas sofrem muito.

Mesmo quando você fizer alguma coisa que você acredite, sinceramente, que mereça aplausos, não espere por eles. Se eles vierem, ótimo! Mas se não vieram, aceite da mesma forma. Valeu você ter feito com dedicação, com entusiasmo e perfeição.

Muitas pessoas ficam totalmente abatidas, frustradas e até deprimidas ao verem que não houve reconhecimento pelo trabalho bem feito que fizeram. Essas pessoas sofrem muito.

Se você for uma pessoa dependente do aplauso, quando ele não vier você sofrerá. Se você se livrar dessa dependência, quando o aplauso vier você ficará espantada, sentirá uma alegria e uma felicidade maiores, pois você não esperava, sequer, um muito obrigado!

Conheço pessoas que – por incrível que possa parecer – têm vergonha de elogiar, de aplaudir, de agradecer. Conheço outras que não aplaudem e não agradecem por pura falta de educação. Conheço muitas que não aplaudem, não elogiam porque acreditam que isso fará da pessoa elogiada alguém que se ache melhor que as outras.

Conheço pessoas que nas empresas só elogiam seus superiores, jamais seus colegas ou subordinados. São bajuladoras contumazes. Assim como conheço pessoas que elogiam e aplaudem todo mundo, mesmo que não mereçam.

A solução para sua felicidade e equilíbrio é não ser dependente do aplauso, do elogio e sequer de um simples reconhecimento.

Você viverá mais feliz e terá mais sucesso se livrando dessa dependência que, para muitas pessoas, é um terrível vício.

Pense nisso. Sucesso!


voltar