Por Luiz Marinz
Conheço chefes – presidentes, diretores, gerentes, supervisores, encarregados etc. que são excelentes líderes quando seus times estão ganhando, quando tudo está fácil, quando o mercado está favorável, quando a empresa está com resultados positivos etc.
No entanto, esses mesmos “líderes” se mostram fracos, titubeantes, erráticos, medrosos e inseguros nas dificuldades; quando o time está perdendo, a empresa com prejuízos, a concorrência forte e o mercado desfavorável.
É sempre mais fácil liderar na descida.
O difícil é liderar na subida, quando será exigido dos liderados um grande esforço, um grande domínio da vontade e disciplina e um espírito de união forte.
Os verdadeiros líderes se revelam nas subidas, nos momentos difíceis, nas dificuldades, nos grandes desafios.
Os grandes líderes se revelam quando o time está cansado; em meio a circunstâncias desmotivadoras; quando a vitória parece difícil demais; quando as forças começam a faltar e o medo assume proporções desafiadoras.
A verdade é que precisamos de líderes que sejam capazes de motivar nas subidas, nas dificuldades, nas horas difíceis.
É justamente nessas horas que os liderados mais precisam de líderes fortes, decididos, que saibam ouvir, discutir e decidir com rapidez e firmeza e que estejam sempre dispostos a correr riscos e a se desafiar para que seu time atinja resultados.
Em nossas pesquisas temos ouvido relatos de colaboradores que se decepcionaram com seus líderes nos momentos difíceis – quando mais precisaram deles – e mesmo líderes que não assumem suas responsabilidades nos momentos difíceis, sempre procurando culpados pelas situações desafiadoras.
Líderes não nascem prontos. É preciso formá-los. É preciso expô-los a situações de aprendizagem para que sejam verdadeiros impulsionadores também nas subidas. Pense nisso. Sucesso!
PENSE NISSO:
- Os líderes precisam estar preparados para os momentos difíceis, íngremes, de subida, de dificuldades.
- Por isso, cabe também aos líderes buscar seu autoaperfeiçoamento, estudar, ler, participar de cursos, congressos, seminários etc.
- Lembre-se: liderar na descida é fácil, difícil é liderar na subida!
voltar