Lideranças do transporte e da saúde apontam problemas setoriais da reforma do IR
Compartilhe

A reforma do Imposto de Renda, que tramita com dificuldades no Legislativo, tem recebido críticas de vários setores produtivos, como o transporte e a saúde.

Em entrevista à CNN, representantes desses segmentos explicitaram os desafios setoriais que o texto acarreta e disseram que a proposta pode trazer mais complexidade às empresas e aumento da carga tributária.

Vander Francisco Costa, presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), afirma que o setor está preocupado com uma ampliação na carga tributária do segmento de cargas.

“Pelo que conversamos até agora, vai haver um aumento significativo nos tributos do setor de cargas. A justificativa do governo é que, como somos atividade meio, conseguiremos repassar estes valores. Mas isso impactará toda a cadeia produtiva”, diz.

“Mas o maior problema é a falta de transparência, de clareza do governo. Nós pedimos que a Receita Federal disponibilize a memória de cálculo que levou à sugestão dos valores propostos, mas este número fica fechado.”

Já Bruno Sobral, secretário executivo da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde), contemporiza que, paralelamente à reforma do IR, o trâmite da PL do Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) também tem impactos no setor de saúde.

“A CBS, que traz alíquota única de 12%, pode onerar o consumidor e estamos lutando para que isso não ocorra. No projeto de IR, houve uma melhora após a relatoria do deputado Celso Sabino (PSDB-PA)”, afirma.

“Mas há ainda um contrabando de matéria que não diz respeito ao IR, que é o aumento do PIS/Cofins dos insumos. Ou seja, medicamentos para câncer, stents cardíacos e mesmo EPIs vão ter aumento de carga na reforma.”


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.