Licitação do Rodoanel Norte é suspensa
Compartilhe
13 de Dezembro de 2011 – 10h00 horas / Folha de S. Paulo
O governo de São Paulo suspendeu ontem a licitação para pré-qualificar as empresas aptas a construir o trecho norte do Rodoanel, a maior obra viária do atual governo Geraldo Alckmin (PSDB).
A suspensão atendeu a determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), em razão de questionamento feito pela empresa Galvão Engenharia às regras do edital.
A abertura dos envelopes, que ocorreria hoje, foi suspensa por tempo indeterminado. A Dersa, estatal que gerencia o projeto, disse que irá fornecer os esclarecimentos ao TCE em até 48 horas.
A suspensão ocorreu no mesmo dia em que outra empresa, a Cetenco Engenharia, obteve na Justiça uma liminar -decisão provisória- para participar da disputa sem obedecer às regras do edital para formação de consórcios.
Exigências demais – O principal ponto é que o edital usa regras do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) -provável parceiro do projeto-, que impõe mais exigências do que a Lei de Licitações brasileira.
Uma delas é que cada empresa tenha comprovação de capacidade técnica e econômica para o lote que disputa.
Já a lei nacional permite que o consórcio, para atingir as exigências técnicas e financeiras, some a capacidade de cada empresa de acordo com a sua participação.
Na concessão da liminar à Cetenco, o juiz Luis Fernando Camargo de Barros Vidal, da 3ª Vara da Fazenda Pública, diz que os critérios fixados pelo BID (“demasiadamente restritivos“ e “desproporcionais“) não devem “prevalecer sob pena de restrição da concorrência e subversão da noção de consórcio“.
Na ação, a Cetenco questiona inclusive o fato de o governo usar as regras do BID apesar de o empréstimo de R$ 2 bilhões para a obra ainda não ter sido formalizado.
A obra deverá custar R$ 6,5 bilhões -o restante virá do Estado (R$ 2,8 bilhões) e governo federal (R$ 1,7 bilhão).
Rapidamente – A Dersa diz acreditar que “solucionará rapidamente os entraves“ no TCE. Afirma que argumentação semelhante já foi negada por decisão da 8ª Vara da Fazenda Pública.
A estatal vai recorrer da decisão favorável à Cetenco e diz não vislumbrar necessidade de alteração do edital.
Ela diz aguardar as próximas etapas para avaliação mais precisa no organograma do Rodoanel, previsto para 2014, no fim do mandato.
O trecho norte do Rodoanel terá 44 km e vai ligar o trecho oeste, próximo à rodovia dos Bandeirantes, à via Dutra, com acesso ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
As pistas vão margear por cerca de 20 km a serra da Cantareira e atravessar 24 unidades de conservação ambiental, o que gerou protestos de ambientalistas -existem, inclusive, várias reclamações no BID, pedindo a não aprovação do empréstimo.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.