Licença ambiental libera quarta fase de obras do Trecho Leste
Compartilhe
17 de Janeiro de 2012 – 10h00 horas / Repórter Diário
A concessionária SPMar, responsável pela construção do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, recebeu na sexta-feira, 14/1, a aprovação da Licença Ambiental de instalação dos primeiros 4 km do viaduto intitulado Encontro Leve Estruturado. A licença foi solicitada em junho e foi expedida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
O Encontro Leve Estruturado, viaduto com 8,8 km, foi projetado com pistas suspensas com o objetivo de minimizar o impacto ambiental da obra, passando por cima da várzea dos rios Tietê e Guaió. Trata-se de um procedimento onde primeiro são instaladas estacas de concreto e, posteriormente, lançadas vigas pré-fabricadas de concreto. Desta forma, a obra se vale dela mesma, evitando grandes movimentações de terra e restringindo o contato das equipes de trabalho com as áreas de preservação, além de imprimir maior velocidade à obra.
Pelo sistema convencional, seriam necessárias drenagem, escavações ou aterros e terraplenagem para a instalação dos blocos de fundação e a partir daí, dos pilares e a superestrutura. Com o Encontro Leve, essa intervenção não é necessária, pois a estaca é o próprio pilar. Estima-se que com o Encontro Leve Estruturado a Concessionária conseguirá minimizar em quase 95% o impacto ambiental, uma vez que a movimentação de cerca de 4,5 milhões de m3 de terra, o equivalente a 2 estádios do Maracanã cheios, será evitada.
Este é o quarto trecho da obra e passará pelas cidades de Suzano e Poá. O primeiro começou em 17 de agosto com a inauguração das obras do trevo que fará a ligação entre o Trecho Sul e a Avenida Papa João XXII com o Trecho Leste. Em outubro, teve início a segunda fase das obras, com a construção da usina de concreto da fábrica de vigas, localizada na Avenida Jorge Bey Maluf, em Suzano. A fábrica produz, desde novembro, as 8.640 vigas de concreto e as 2.900 estacas necessárias para a construção do Encontro Leve Estruturado. A construção do túnel Santa Luzia, que teve início no último dia 21, marcou a terceira etapa da construção. Com a liberação da Licença de Instalação desta nova fase, a SPMar prevê iniciar os trabalhos na segunda quinzena de janeiro.

voltar