Compartilhe
03 de Julho de 2014 – 02h32 horas / Bem Paraná

Os paranaenses terão de esperar mais um pouco para poder voltar a trafegar pela Estrada da Graciosa, a PR-410. Interditada desde março deste ano após uma queda de barreira, a rodovia recebe obras para permitir pelo menos a passagem provisória de automóveis. Até o final desta semana, segundo a Secretaria do Estadual de Infraestrutura e Logística, deverá ficar pronto o aterro da ponte. Depois, as equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) darão início aos trabalhos na laje. A previsão é que a passagem de veículos em meia pista seja liberada em 10 dias, se o tempo ajudar.


Segundo informou na semana passada o superintendente da regional Leste do DER-PR, Gilberto Loyola, assim que for concluído o aterro e a armação das vigas, as equipes irão começar a concretar e montar as lajes da ponte, que será coberta com paralelepípedos para manter as características originais da Estrada da Graciosa. “Concluída toda a concretagem, serão necessários cinco dias para que o local seque. Depois disso, a meia pista será liberada”, disse Loyola. Ao todo foram construídos 16 pilares, 36 vigas de 10 metros cada e lajotas para sustentar a nova travessia.


A previsão inicial era que a Estrada da Graciosa fosse liberada no começo de junho. Depois, passou a ser no dia 15 do mesmo mês. Contudo, nos dias 7 e 8 choveu forte na região e em todo o Estado — 150 municípios do Paraná ficaram em situação de emergência e dois em estado de calamidade —, o que atrasou o andamento das obras. Além disso, o DER também aponta como dificuldades a topografia da região, que é bastante acidentada e dificultou a entrada das máquinas, e a questão ambiental, já que foi necessário licenças para a realização dos trabalhos. A previsão é que a restauração total da estrada seja concluída até setembro.


Enquanto a Estrada da Graciosa não é liberada, a opção para quem necessitar descer ou subir a Serra do Mar é a BR-277, tendo de pagar o pedágio, que custa R$ 15,40 para os carros comuns e R$ 7,70 para as motos.


voltar