
Projeto ligará as cidades do litoral paulista, com investimento estimado em aproximadamente R$ 6,8 bilhões, e deve ser concluído até 2030. Leilão será na sede da B3, em São Paulo, e terá disputa de duas empresas estrangeiras.
O leilão do primeiro túnel submerso do Brasil, que ligará as cidades de Santos e Guarujá, aconteceu nesta sexta-feira (5), na sede da B3, em São Paulo.
O investimento está estimado em R$ 6,8 bilhões, e duas empresas tiveram suas propostas consideradas regulares, estando aptas a participar do leilão: Acciona Concesiones (Espanha) e Mota-Engil (Portugal).
O projeto deve se tornar a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Dos 1,5 km de extensão, estima-se que pelo menos 870 metros sejam submersos. A tecnologia do túnel imerso é inédita no Brasil, mas já consolidada em obras na Europa e na Ásia.
Segundo o edital, as obras devem ser concluídas até 2030. Espera-se que o túnel permita o tráfego de veículos de passeio, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres. Hoje, cerca de 78 mil pessoas atravessam diariamente entre as duas margens usando barcos pequenos e balsas.
O túnel será realizado por meio de uma parceria entre os governos estadual e federal, com participação da iniciativa privada — que será responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura.
Projeto centenário
A construção de um túnel entre os dois municípios é discutida há quase 100 anos. O primeiro projeto foi elaborado em janeiro de 1927, quando Júlio Prestes era governador de São Paulo, com um plano apresentado pelo engenheiro Enéas Marini.
Sem avanços por décadas, o projeto voltou a ser discutido, e o edital foi lançado no início deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A obra é considerada histórica e estratégica para a mobilidade regional, e já foi alvo de disputa de protagonismo entre os governos estadual e federal: tanto Lula quanto Tarcísio destacaram o projeto como uma conquista de suas gestões.
voltar