IPTC apresenta estudo técnico em almoço no SETCESP
Compartilhe
11 de Setembro de 2018 – 17h40 horas / SETCESP

A apresentação dos resultados da pesquisa "Operações de Recebimento de Carga em Shopping Centers", que mapeou 78 Shoppings da Grande Região Metropolitana de São Paulo e serviu como base para o “Guia de Recebimento de Carga em Shopping Centers da GRMSP”, projeto desenvolvido pelo IPTC – Instituto Paulista de Transporte de Carga em parceria com o SETCESP foi o tema principal do almoço do mês de setembro com a Diretoria Plena do SETCESP realizado nessa terça-feira (11).

 

“É muito importante conhecer como funcionam os procedimentos de operação dos shopping centers, já que eles são uma classe economicamente bastante ativa, principalmente aqui em São Paulo. Então nosso trabalho foi justamente fazer o mapeamento dos shoppings que estão localizados na região metropolitana da cidade e entregar essas informações para o transportador”, explicou o diretor executivo do IPTC, Fernando Zingler.

 

Por meio do resultado deste levantamento técnico, comprovou-se algumas dificuldades e desafios para o setor, como por exemplo, a fragmentação das janelas de horário de recebimento, com restrição ao uso do carrinho, que é a questão mais preocupante já que se trata de um item fundamental para realização da operação. Outro ponto importante é a falta de políticas de estacionamento para veículos de carga e descarga, sem a devida demarcação ou dimensionamento das vagas.

 

Mas, em contrapartida, notou-se também a prática da entrega noturna em alguns estabelecimentos que facilitam e flexibilizam o recebimento de carga em horários nos quais o trânsito é mais fluído, o que reduz os percursos dos caminhões e resulta na maior eficiência das operações.

 

O estudo comprova a necessidade de obter esforços de todos os componentes desta cadeia produtiva (administração dos shopping centers, lojistas e transportadores) para que seja otimizado o tempo de deslocamento, a gestão dos espaços e a organização dos negócios para que haja ganho de produtividade nessas operações e, consequentemente, toda a sociedade seja beneficiada.

 

“Nosso objetivo é sempre lançar ferramentas que tragam mais qualidade ao trabalho do transportador e que possam potencializar os seus negócios para que no final do dia as empresas transportadoras de carga tenham mais rentabilidade, sejam mais produtivas e com isso impulsionem a economia brasileira”, falou o presidente do SETCESP, Tayguara Helou.

 

Baixe aqui o Guia de Recebimento de Carga em Shopping Centers na GRMSP.

 

NOVOS ASSOCIADOS: Representando os associados ao sindicato no mês de agosto representantes das empresas CESLOG, Cargo X e Ventana Serra receberam o seu certificado de filiação e foram recepcionados pelo presidente do SETCESP, Tayguara Helou.

 

Confira aqui as fotos do evento.


voltar