IPI menor ajuda na recuperação do mercado
Compartilhe
21 de Janeiro de 2009 – 10h00 horas / Valor Econômico
A venda de veículos novos melhorou na primeira metade de janeiro, impulsionada pela redução do Imposto sobre Veículos Industrializados (IPI), em vigor desde a última semana de dezembro. O licenciamento de automóveis e comerciais leves registrou 94,5 mil unidades nas duas primeiras semanas do ano, o que representou um avanço de 9,15% na comparação com igual período de dezembro.
Houve uma ligeira queda, de 1,22%, na comparação com o volume da primeira quinzena de janeiro do ano passado. No final de dezembro, o governo reduziu as alíquotas do IPI como forma de promover o reaquecimento do mercado.
Sobretudo os modelos populares recuperaram um pouco da demanda perdida com o aperto no crédito. Vendedores do varejo lembram que com o imposto mais baixo, a diferença de preço no carro com motor 1.0 pode chegar a R$ 2 mil.
Já a venda de caminhões, que não recebeu nenhum incentivo fiscal, continua em baixa. Na primeira metade deste mês, passaram para licenciamento nos órgãos de trânsito 3,2 mil caminhões. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) o volume representa uma queda de 29,97% na comparação com o mesmo período de dezembro e de 20,88% em relação à primeira metade de janeiro de 2008.
A soma de veículos leves e de carga – 98,3 mil unidades – registrou o aumento de 6,5% se comparado com um mês atrás e uma queda de 2,18% em relação à primeira quinzena de janeiro do ano passado.
A venda de motocicletas também continua refletindo a falta de crédito. Nas duas semanas do ano foram comercializadas 67,2 mil unidades. Isso equivale a uma retração de 2,64% em relação a dezembro e de 11,31% na comparação com a primeira metade de igual mês de 2008.

voltar