Compartilhe
04 de Abril de 2017 – 04h23 horas / Portal Terra

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, fechou março com alta de 0,14%, revertendo o recuo de fevereiro (-0,08%). No acumulado do ano, a taxa aponta um aumento de 0,38% e, nos últimos 12 meses, de 3,56%. Apesar da elevação, o resultado ainda é de desaceleração no período acumulado de um ano, já que em fevereiro a taxa tinha atingido 4,43%.

 

Dos sete grupos pesquisados, o de alimentação foi o que mais empurrou o índice para cima ao passar de uma queda de 0,69%, no encerramento de fevereiro, para uma alta de 0,34%. Além disso, em transportes, diminuiu a intensidade de queda indo de -0,49% para -0,17% e, em saúde, os preços avançaram de 0,69% para 0,72%.

 

Moradia sobe

 

No grupo habitação, o índice atingiu alta de 0,19%, indicando uma redução no ritmo de correção, pois em fevereiro, a taxa havia tido elevação de 0,36%. Mesmo assim, o grupo foi o terceiro que mais pesou no orçamento doméstico, depois de alimentação e transportes.

 

Em despesas pessoais, foi constatado aumento de 0,17% ante uma queda de 0,13%. Já no grupo vestuário, como é tradicional nesta época do ano, ocorreu um movimento de recuperação de preços com a taxa passando de -0,42% para -0,04%. E, em educação, o índice atingiu alta de 0,06% ante 0,13%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.