IBC-BR: ‘Prévia’ do PIB tem avanço de 0,69% em novembro
Compartilhe

Pela primeira vez no azul desde junho, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve avanço de 0,69% em novembro na comparação com outubro — resultado mais forte desde a alta de 1,67% vista em fevereiro de 2021. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (17/1).

Segundo a pesquisa Refinitiv, a expectativa era de um avanço era de 0,65% na comparação mensal. O dado de novembro ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters, de avanço de 0,65%%. O Banco Central ainda revisou para cima o resultado de outubro para uma queda de 0,28%, de recuo de 0,4% informado anteriormente.

Apesar do resultado positivo em novembro, os dados do IBC-Br mostram um vaivém no desempenho econômico, com cinco meses apresentando resultado positivo, mas seis, com quedas mensais.

O avanço da vacinação contra a covid-19 favoreceu a economia brasileira, principalmente no setor de serviços, mas o cenário vem sendo impactado pela inflação muito elevada, que levou o BC a intensificar o aumento dos juros, levando a Selic aos atuais 9,25%, o que restringe o crescimento.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.