Grupo de Trabalho Temporário discutirá implantação de pedágio free flow na BR-116/ SP
Compartilhe

Assim como ocorreu com o primeiro lote de pórticos para o novo sistema de cobrança de tarifas de pedágio, o free flow, na Rio-Santos (BR-101), no estado do Rio de Janeiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) criou, nessa quarta-feira (13), um Grupo de Trabalho (GT), em caráter provisório, para debater o free flow, a ser implantado no trecho Metropolitano da BR-116/SP.

Segundo a Agência, esse Grupo será responsável pelo planejamento e implantação da cobrança eletrônica free flow pelo uso da rodovia, no trecho entre os km 205 e 230, sob administração também da concessionária CCR RioSP.

De acordo com a Portaria, que está disponível na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU), o GT terá como objetivos principais o desenvolvimento de estudos e a viabilização da implementação do free flow nesse trecho. Para alcançar esses objetivos, foram estabelecidas metas a serem atingidas, incluindo o início das atividades até 29 de fevereiro de 2024 e a entrega do relatório final sobre os resultados observados até 31 de março de 2025.

O Grupo de Trabalho terá três frentes de trabalho:

  • Alterações contratuais e equilíbrio econômico-financeiro (Frente 1): Esta frente visa analisar e propor alterações contratuais, assegurando o equilíbrio econômico-financeiro do projeto.
  • Ações de implantação da infraestrutura, serviços operacionais e tecnologia (Frente 2): Responsável pela implementação prática do free flow, esta frente abordará aspectos relacionados à infraestrutura, serviços operacionais e tecnologia envolvida no processo.
  • Ações de comunicação, enforcement e atendimento a usuários (Frente 3): Concentrada na interação com usuários e demais agentes envolvidos, esta frente lidará com comunicação, fiscalização (enforcement) e atendimento ao público.

O GT será composto por servidores públicos da ANTT e colaboradores da concessionária CCR RioSP, com coordenação a cargo de Fernando Barbelli Feitosa e, em sua ausência, Leonardo Mendonça de Oliveira.

Segundo a ANTT, o coordenador dos trabalhos terá a responsabilidade de enviar o cronograma de reuniões previamente e poderá ajustar a composição e organização do GT conforme necessário.

Além disso, a ANTT prevê a possibilidade de envolver outros agentes setoriais interessados, públicos ou privados, nas reuniões do GT. Em casos de necessidade técnica, o Grupo poderá solicitar apoio de outros servidores da ANTT com experiência no tema.

As reuniões do Grupo de Trabalho serão realizadas conforme a necessidade, sendo os integrantes convocados por correspondência eletrônica, podendo ser presenciais ou virtuais, conforme especificado no convite.

A Portaria estabelece o prazo limite para a conclusão dos trabalhos até 31 de março de 2025, com a possibilidade de prorrogação por até 180 dias, uma única vez. A medida já está em vigor a partir dessa quarta-feira (13 de dezembro de 2023).

Sistema free flow

Desde 31 de março deste ano, usuários da Rio-Santos que cruzam os pórticos nos km 414, em Itaguaí (RJ), 447, em Mangaratiba (RJ) e 538, em Paraty (RJ), pagam R$4,10 (carros de passeio) pela tarifa de pedágio no sistema “free flow.

A cobrança foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Deliberação 81/23, que regula o sistema de cobrança de pedágio por fluxo livre (“free flow“).

Veja os valores das tarifas nas praças P8, P9 e P10:

Categoria de Veículos Tipo de Veiculo Número de Eixos Rodagem Multiplicador da Tarifa P8 P9 P10
1 Automóvel, caminhonete e furgão 2 Simples 1 4,10 4,10 4,10
2 Caminhão leve, ônibus, Caminhão-trator e furgão 2 Dupla 2 8,20 8,20 8,20
3 Automóvel e caminhonete com semirreboque 3 Simples 1,5 6,15 6,15 6,15
4 Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus 3 Dupla 3 12,30 12,30 12,30
5 Automóvel e caminhonete com Reboque 4 Simples 2 8,20 8,20 8,20
6 Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque 4 Dupla 4 16,40 16,40 16,40
7 Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque 5 Dupla 5 20,50 20,50 20,50
8 Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque 6 Dupla 6 24,60 24,60 24,60
9 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque 7 Dupla 7 28,70 28,70 28,70
10 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque 8 Dupla 8 32,80 32,80 32,80
11 Motocicletas, motonetas e bicicletas moto
12 Ambulância, Veículos oficiais e do Corpo Diplomático

 

Foto: Divulgação Estradas

 
 
 
 
 
 

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.