O governador de São Paulo, João Doria, recomendou ontem (18), o fechamento de todos os shopping centers da capital e cidades da região metropolitana até 30 de abril. A medida não vale para os shoppings do interior e do litoral paulista. O anúncio é mais uma das medidas para tentar frear o avanço da pandemia de coronavírus. O estado tem o maior número de casos confirmados: 164 e uma morte.
“São medidas preventivas que estamos adotando em relação ao comércio. Nesse momento, a determinação é exclusiva aos Shoppings Centers”. Na véspera, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), havia anunciado que os estabelecimentos funcionariam das 12h às 20h, como medida para evitar a proliferação do novo coronavírus.
Durante entrevista coletiva, Doria também recomendou o fechamento de academias de ginástica, que terão até o domingo, dia 22 para suspensão de funcionamento.
Na véspera, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, havia recomendado que as lojas de shopping — com exceção de farmácias e supermercados — fossem fechados, assim como academias.
A Alshop e a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) não se posicionaram imediatamente quando perguntadas sobre a determinação do governo do estado.
A secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen, anunciou que o governo deve liberar uma linha de crédito de 500 milhões de reais para os setores de turismo, economia criativa e o comércio, entre eles restaurantes. O crédito será liberado via Desenvolve SP e Banco do Povo, Segundo o governo do estado, esses setores são os mais afetados pela pandemia.
Mais medidas
Durante a coletiva, o governador anunciou que as farmácias irão aplicar gratuitamente a vacina de gripe, que previne contra os vírus da influenza a partir do dia 13 de abril. A campanha de vacinação contra o influenza começa na próxima segunda-feira nos postos de saúde.
Até mil farmácias ligadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) participarão da campanha. A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas médicos destacam que é importante que a população esteja imunizada contra a gripe comum para facilitar o diagnóstico do novo vírus.
voltar