O governo de Minas Gerais lançou, nesta quinta-feira (25), o edital de licitação para a parceria público-privada (PPP) do Rodoanel Norte. A via vai ligar dois trechos da BR-381, na saída para Vitória e na saída para São Paulo, cruzando com a BR-040, na saída para Brasília, e rodovias estaduais como a MG-010, MG-020, MG-404 e LMG-806.
De acordo com o Executivo estadual, a rodovia terá extensão de 66 quilômetros, interligando os municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim – todos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A duração do contrato da PPP será de 30 anos para implantação e operação da rodovia. Os investimentos previstos são de R$ 4 bilhões para obras e desapropriações, sendo R$ 3,2 bilhões por meio do parceiro privado, e R$ 800 milhões do governo do estado.
O prazo para apresentação de propostas é 18 de agosto. Será declarada vencedora da licitação a empresa que cobrar menor valor mensal de contraprestação. A expectativa é que o contrato seja assinado ainda neste ano, para início das obras em 2015. A previsão é que os trabalhos durem quatro anos.
Com o novo projeto, o governo quer diminuir o tráfego no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. O Executivo estadual espera que, por dia, 70 mil veículos deixem de circular na via, o que equivale a 48% do trânsito diário no local.
Ainda de acordo com o governo, está prevista a cobrança de pedágio no Rodoanel Norte. A cobrança será proporcional à extensão percorrida por cada veículo, e os valores devem variar entre R$ 4,10 e R$ 7,10.
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