Gestão de frotas: Free Flow gera economia de custo, além de otimizar tempo
Compartilhe
O primeiro pedágio sem cancelas do país, que já está funcionando em três trechos da BR 101, na Rio-Santos – Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguai (km 414) – terá impacto positivo para as empresas com frotas leves e pesadas que utilizam tags. O Free Flow, sistema eletrônico de identificação e cobrança de tarifa de pedágio com valores proporcionais aos quilômetros rodados, sob responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da concessionária CCR Rio/SP, além de permitir uma viagem sem interrupções ou passagens por cabines de pedágio (automáticas ou não), também proporciona às empresas economia com combustível, pedágio e tempo de viagem.

Levantamento da Sem Parar Empresas, líder em meios de pagamentos automáticos no Brasil e que atende mais de 1 milhão de veículos corporativos, mostra que um caminhão pode economizar cerca de 800 mililitros de diesel, o equivalente a R$ 5,00, ao passar por um pórtico Free Flow, considerando que não é necessário fazer paradas nem reduzir a velocidade, seguindo apenas o limite da via, de 80KM/h. 

Há ainda uma economia relacionada ao desgaste menor das peças do veículo, uma vez que não é necessário usar o freio, nem fazer a troca de marchas para alcançar novamente a velocidade permitida pela rodovia. “Além da economia com combustível e da fluidez de tráfego, com o sistema Free Flow a empresa otimiza a vida útil das peças do veículo”, comenta Max Guimer, diretor de Marketing e Produtos da Sem Parar Empresas.  “Se com o uso da Tag Sem Parar a redução no tempo de passagem pela praça de pedágio é de 60%, comparado ao pagamento manual nas cabines, com esse novo sistema a economia de tempo é de 100%”, destaca Max.

 Além dessas vantagens, qualquer tipo de veículo que usa a Tag Sem Parar, ao passar pelo Free Flow, tem desconto de 5% na tarifa de pedágio e pode acumular até 70% de desconto em passagens frequentes, no caso de veículos leves. 

Os clientes Sem Parar não precisarão fazer nenhuma mudança, nem trocar as tags. Os veículos serão identificados e tarifados pela concessionária, após a passagem pelos pórticos de controle e a cobrança será feita automaticamente na fatura do cliente. Motoristas que não disponham de tags de pagamento automático de pedágio deverão acessar os canais da concessionária para quitar os débitos de forma manual. O não pagamento pode gerar multas e penalidades.


voltar