Gasolina, diesel e etanol caem nos postos pela 2ª semana consecutiva, mostra ANP
Compartilhe

Os preços médios de gasolina, diesel e etanol caíram pela segunda semana consecutiva, devolvendo ganhos da primeira semana do mês, apontaram dados de uma pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados nesta segunda-feira (23).

A gasolina comum foi comercializada em média a 4,98 reais o litro na semana passada, uma queda de 1,2% ante 5,04 reais na semana anterior, segundo os dados da ANP. Já o etanol, seu concorrente nas bombas, foi vendido a 3,85 reais o litro, queda de 2,3% ante 3,94 reais na semana anterior.

O diesel S10 (com menor teor de enxofre), por sua vez, registrou média de 6,43 reais o litro na semana passada, queda de 0,6% contra 6,47 reais uma semana antes. Os recuos ocorrem após os preços terem subido na primeira semana do mês, apesar do novo governo federal ter prorrogado a desoneração de PIS/Cofins para combustíveis.

A ampliação da isenção de cobrança dos tributos federais PIS/Cofins para gasolina, etanol e diesel, entre outros combustíveis, foi feita de forma surpreendente pelo novo governo. A expectativa era do fim da desoneração neste ano, o que pode ter levado agentes a manterem planos de elevar os preços na primeira semana.

Não houve reajustes recentes de preços por parte da Petrobras, maior produtora de combustíveis do país. Em seu último movimento, a petroleira estatal reduziu o preço médio do diesel vendido às distribuidoras em 8,18% e o da gasolina em 6,1% no início de dezembro, após meses de preços congelados. 


voltar