Foco, disciplina e trabalho
Compartilhe

Com muitos anos de consultoria, muita gente me pergunta quais os principais fatores de sucesso para um profissional ou até mesmo para uma pessoa qualquer.

Há anos tenho estudado pessoas de sucesso e três fatores estão presentes em todas elas:

FOCO, DISCIPLINA E TRABALHO.

Como sempre explico, FOCO não é exclusão. Foco é onde devo dispender de 70 a 80% da minha energia: tempo, dinheiro, dedicação.

Sem um foco definido e claro, as pessoas dispersam sua energia, seus recursos e acabam não chegando a lugar algum. Há um ditado latino que diz: “quem corre atrás de duas lebres, acaba não pegando nenhuma. ” Isso é uma grande verdade que poucas pessoas conseguem entender.
Foco é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa, ainda mais se quiser ser profissional de sucesso.

O segundo fator é DISCIPLINA. Disciplina no foco estabelecido, disciplina na vida, em seus afazeres, nas suas opções e escolhas.

Sem disciplina uma pessoa não consegue vencer os desafios de um mundo com muitos apelos, com muitas demandas, com muita informação chegando ao mesmo tempo.

Sem uma disciplina mental que consiga selecionar o que irá acessar, o que irá ler, com quem irá se relacionar, onde colocará seus recursos, é impossível ter sucesso nos dias atuais.

O terceiro fator é TRABALHO. Pode parecer lugar comum dizer que as pessoas de sucesso trabalham muito e trabalham duro. Muitas pessoas ainda acreditam num mito que existe de que “quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro”. Puro mito. Pura mentira!

Analise e veja as pessoas de sucesso e veja que sempre elas deram duro, trabalharam muito e continuam trabalhando duro, com equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional, mas sempre firmes no trabalho, focando sempre nas oportunidades e buscando, com disciplina e foco superar os obstáculos do dia a dia.

Pessoas de sucesso — e pode, o leitor, definir sucesso como queira — têm sempre estas três características que saltam a qualquer um que queira ver. Desde uma avó de sucesso, até o mais vitorioso empresário, analise e encontrará neles esses três fatores: FOCO, DISCIPLINA E TRABALHO.

Assim, não se iluda e desconfie das coisas fáceis demais. Tenha foco, disciplina e trabalhe duro.

Pense nisso. Sucesso!


voltar