Financiamento de pesados apura alta de 24% no primeiro semestre
Compartilhe

Balanço divulgado pela B3, a bolsa de valores do País, operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG), que gerencia dos cadastros de restrições financeiras de veículo, apontou um crescimento de 23,7% nos financiamentos de veículos pesados novos e usados no primeiro semestre do ano.

De janeiro a junho, 128,8 mil caminhões e ônibus foram negociados via crédito contra 104,2 mil contabilizados no mesmo período do ano passado. De acordo com relatório da B3, os números de 2019 de junho apontam que os pesados os principais responsáveis pela alta de 9,1% no total de financiamento de veículos, com 2,87 milhões de unidades.

Nas transações apenas de pesados novos, o crescimento foi ainda mais robusto, de 40,7%, para 59,4 mil unidades vendidas a prazo ante 42,2 mil registrada nos seis primeiros meses de 2018.

Estiveram aquecidas também as negociações a crédito com veículos usados. No primeiro semestre, 69,4 mil caminhões e ônibus ganharam novos proprietários por financiamento, expansão de 12,1% na comparação com o volume de um ano antes, de 61,9 mil unidades.

As altas nos financiamentos seguem a trajetória que o mercado de transporte vem apresentando nos últimos meses. No primeiro semestre, os licenciamentos de caminhões e ônibus acumularam 56,4 mil unidades, volume 50% superior ao anotado na primeira metade do ano passado, de 37,6 mil veículos.


voltar