‘Feito de pessoas e para pessoas’
Compartilhe

Com presença nacional, o Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, está em crescimento contínuo. Presente em 24 estados e no Distrito Federal, em agosto de 2020 chegou ao Amazonas; em fevereiro de 2021 ao Amapá, em março alcançou a marca dos cinco milhões de associados

Jaime Basso é presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, e mais recentemente, foi eleito para compor o Conselho de Administração da SicrediPar, holding que controla as decisões estratégicas do Sistema. Em entrevista, ele falou sobre experiência no cooperativismo, um modelo de gestão participativo e inclusivo

Quais as principais diferenças entre bancos comerciais e cooperativas de crédito?

As cooperativas de crédito têm o mesmo portfólio de produtos e serviços financeiros que as instituições financeiras tradicionais, que vai desde: conta corrente e cartões até investimentos, seguros, consórcios, máquinas de cartão, poupança e conta 100% digital. Nossas cooperativas se diferenciam principalmente pelo modelo de gestão. Diferentemente das instituições financeiras convencionais, no cooperativismo de crédito os associados são os verdadeiros donos do negócio. Eles participam de todas as decisões da sua cooperativa e têm poder de voto. A cooperativa de crédito é uma sociedade de pessoas e não de capital, como ocorre no sistema financeiro tradicional.

Acredita que no Brasil o sistema financeiro ainda é muito centralizado?

O segmento de cooperativismo de crédito tem muito potencial para crescer no Brasil. O desempenho do setor tem sido positivo e, no Sicredi, temos um crescimento contínuo. Em agosto de 2020 chegamos ao Amazonas; em fevereiro de 2021 chegamos ao Amapá, em março alcançamos a marca dos cinco milhões de associados. A transformação pela qual o setor financeiro está passando também é positiva para nós e as novas alternativas tecnológicas que estão surgindo nos permitem criar novos canais de comunicação que nos colocam ainda mais próximos dos associados. Vale destacar também a nossa importância na Agenda BC#, um pacote de medidas do Banco Central para democratização financeira no Brasil. Somos vistos pelo BC como um mecanismo que pode fomentar a competitividade no mercado financeiro. Além disso, uma das principais metas desta agenda é aumentar a participação das cooperativas de crédito para, pelo menos, 20% do Sistema Financeiro Nacional até 2022.

Quais as vantagens que uma cooperativa de crédito traz ao transportador?

Entendemos o crédito como um instrumento fundamental para cumprirmos o nosso propósito que é ajudar a tornar a sociedade mais próspera. Com soluções responsáveis e com atendimento próximo e personalizado, a cada um dos nossos associados.
A união nos fortalece, e isso inclui o nosso forte relacionamento com o setor de transporte. Somos feitos de pessoas e para pessoas. Um dos nossos diferenciais é o modelo de gestão que valoriza o relacionamento mais próximo e simples, procurando entender e atender o associado, que é o dono do negócio. Outro diferencial do cooperativismo de crédito é que os resultados registrados pelas cooperativas são devolvidos aos associados, proporcionalmente às suas movimentações, ao fim de cada exercício. Esse ciclo virtuoso de desenvolvimento estimula a economia da região, gera renda e busca o ganho coletivo. 

O Padre Theodor Amstad, precursor do cooperativismo de crédito no Brasil, formou a primeira cooperativa do país em 1902, no Rio Grande do Sul. Ele usava a seguinte analogia para sensibilizar as pessoas a aderirem ao movimento: “Se uma pedra grande atravessa o caminho e vinte pessoas querem passar, não conseguirão se, uma por uma, a tentar remover individualmente. Se vinte pessoas se unirem e fizerem força ao mesmo tempo, sob orientação de uma delas, conseguirão afastar a pedra e abrir caminho para todos”. 

O que um transportador deve analisar antes de fazer uma tomada de crédito?

O crédito é fundamental para o crescimento da economia, gera desenvolvimento dos negócios, os empresários crescem, produzem mais, empregam mais e, assim, fortalecem a economia do nosso país, que precisa muito disso neste momento. O acesso ao crédito por meio do cooperativismo tem se mostrado mais facilitado pela forma de agir da cooperativa, que tem atuação bastante próxima ao associado, gerando relacionamento que proporciona entender a particularidade de cada um.

Acredito que esse é o momento de repensarmos nossas atividades, e investirmos no empreendimento ou em novos empreendimentos, mas de forma segura, com profunda avaliação técnica e de viabilidade. A solução para a pandemia está chegando com as vacinas, então a economia voltará a crescer. De qualquer forma, o Sicredi está à disposição para essa consultoria financeira e para ajudar os transportadores, individualmente, seja para a melhor solução de crédito ou para melhores opções em investimentos.

Percebemos uma crescente da marca Sicredi. Quais são os planos de expansão da cooperativa para os próximos 5 anos?

Estamos firmes no nosso propósito: “Construir juntos uma sociedade mais próspera”, com o foco no atendimento das necessidades dos associados. Investindo em tecnologia para proporcionar toda a facilidade para os associados, mas sem nos afastar dos ideais dos fundadores. Expansão com abertura de novas agências também está no plano estratégico para 2021.  Vamos manter o Sicredi competitivo e moderno para que possamos seguir atraindo pessoas que queiram se somar ao movimento cooperativista.

O que diria para os transportadores cooperativistas e os que ainda não conhecem o cooperativismo?

Nossa atuação visa construir uma sociedade mais próspera, por meio de serviços financeiros com foco em pessoas, solidez, segurança e tradição em inovar. Nosso modelo de negócio é centenário e ao mesmo tempo atual, pois é baseado na cooperação entre as pessoas e no interesse pela comunidade, gerando uma cadeia de valor que beneficia o associado, a cooperativa e a região. Acreditamos que as soluções digitais são aliadas na difusão do cooperativismo de crédito e investimos nelas, ao mesmo tempo que mantemos o relacionamento próximo, tendo as agências físicas como espaços para relacionamento. Além de tudo isso, estudos comprovam que a atuação de uma cooperativa de crédito produz impacto positivo em fatores como PIB, geração de empregos e renda. Também mostraram que as cooperativas de crédito têm capacidade de abrir agências em municípios com menos habitantes e PIB menor, quando comparadas aos bancos tradicionais. Nosso modelo de organização em Sistema preserva a autonomia local das cooperativas e é referência mundial no segmento.

Além de tudo isso, estudos comprovam que a atuação de uma cooperativa de crédito gera impacto positivo em fatores como PIB, geração de empregos e renda. Também mostraram que as cooperativas de crédito têm capacidade de abrir agências em municípios com menos habitantes e PIB menor, quando comparadas aos bancos tradicionais.

Como gestor, qual é o seu sonho?

Desejo que o cooperativismo possa chegar a cada vez mais pessoas e que todos possam sentir como o cooperativismo contribui para um mundo melhor, mais unido e justo. O ser humano deve estar no centro de tudo o que fazemos, assim, podemos construir juntos uma sociedade mais próspera.


voltar