Nota de pesar ao falecimento de Camilo Cola
Compartilhe

O SETCESP manifesta seu grande pesar pelo falecimento de Camilo Cola, ocorrido na noite de ontem (29/05), de causas naturais.

Filho de imigrantes italianos, Camilo nasceu em Conceição do Castelo, na região serrana do Espírito Santo. Aos 18 anos se alistou ao Exército e integrou o pelotão de combatentes que lutou na 2ª Guerra Mundial.

Ao retornar ao Brasil, Camilo conseguiu um empréstimo para comprar seu primeiro caminhão e deu início à Viação Itapemirim, criada oficialmente em 1953. A empresa se tornou uma das maiores do país e foi vendida pela família em 2017.

Além de empresário, Camilo também foi deputado federal pelo Espírito Santo entre os anos de 2007 e 2015. Em 2020, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o homenageou com a Medalha de Mérito Mauá, comenda que simboliza o reconhecimento das personalidades por sua contribuição ao desenvolvimento e progresso do setor de infraestrutura e do país.

Sua história, que se findou aos 97 anos, foi registrada na biografia “A Estrada da Vida”, publicada em 1998 pela editora José Olympio, porém seu legado empreendedor permanece para sempre não somente para o setor de transporte, mas para todo o Brasil.


voltar