Evento Infraconnect debate infraestrutura e conectividade na ANTT
Compartilhe

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram, nesta terça-feira (12), o Infraconnect, evento interagências voltado ao debate sobre infraestrutura, conectividade, desenvolvimento sustentável, gestão dos ativos e panoramas para o futuro entre os setores. O objetivo foi explorar potencialidades para as infraestruturas nacionais de transporte e telecomunicação se integrarem de forma eficiente, sustentável e com segurança.

Na abertura do evento, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, os diretores da ANTT Luciano Lourenço e Felipe Queiroz e o conselheiro da Anatel, Alexandre Freire, introduziram os assuntos a serem debatidos. Na oportunidade, os participantes salientaram a importância da agenda conjunta entre as duas agências para o desenvolvimento da aplicação de tecnologias de conectividade à infraestrutura de transportes.

Durante sua fala de abertura, Rafael Vitale mencionou dois exemplos de iniciativas de conectividade integradas: o Sistema de Livre Passagem (Free Flow) e o Sistema de Pesagem em Movimento de Alta Velocidade (HS-WIM), que tiveram suas estreias em caráter experimental a partir dos sandboxes regulatórios estabelecidos pela ANTT. “São iniciativas que já saíram do papel e devem se intensificar por toda a malha, exemplificando toda a potencialidade que projetos de conectividade em infraestrutura têm”, alegou o diretor-geral.

Em seguida à abertura do evento, a programação foi dividida em três painéis temáticos: a importância da conectividade para a Agenda 2030 no Brasil; estado da arte em conectividade e infraestrutura; perspectivas de futuro. Os painéis contaram com a participação de especialistas das áreas de telecomunicações, infraestrutura, transportes e regulação de diversas instituições, além da ANTT e Anatel.

O debate das temáticas apresentadas no Infraconnect permite a identificação de oportunidades para o Brasil em Infraestrutura e conectividade e qual o papel fomentador que a regulação conjunta pode desempenhar para o país ser a vanguarda em utilização sustentável e eficiente de seus ativos, garantindo fluxos de mercadoria e pessoas com segurança, sustentabilidade e menor atrito possível, com tecnologias emergentes. Ao longo de seu ciclo, o Infraconnect construiu propostas de ações e temas prioritários de conectividade a serem incluídos nas agendas regulatórias da ANTT e da Anatel.

O evento foi transmitido pelo canal da ANTT no YouTube e os painéis de debate podem ser assistido na íntegra clicando aqui.

>> Acesse aqui a galeria de fotos do evento <<

A conectividade nas vias terrestres é um tema de constante interesse na ANTT, tomando parte em diversas iniciativas integrantes do Programa PROREV, como a agenda regulatória, o Programa Vias Seguras e o Centro Nacional de Supervisão Operacional.

 

Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT


voltar