Estudo do IPTC traz dados do transporte de carga em 2020
Compartilhe

De acordo com pesquisa do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão vinculado ao Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), o volume transportado pelo setor em 2020 foi apenas 0,32% menor que 2019. Dessa forma, registrando pouco impacto neste quesito apesar da pandemia do novo coronavírus. A anual ‘Sondagem do TRC’, conta com mais alguns dados e perspectivas para 2021.

Transportadoras de pequeno, médio e grande porte com diversos perfis de cargas foram consultadas. De acordo com Fernando Zingler, diretor executivo do IPTC, a pesquisa serve como norte para o setor de transporte de cargas, assim como acaba por medir como será a atuação das transportadoras, neste ano.

“A Sondagem do TRC pode contribuir sendo um termômetro e um balanço de como o mercado vem se desenhando. Assim, para entender como está o desempenho da sua empresa em relação ao setor, para saber as tendências que o TRC visualiza para o ano. A Sondagem serve como um comparativo com as outras empresas, bem como uma fonte de segurança para os transportadores tomarem suas decisões”.

Ociosidade mostra impacto da pandemia

Segundo o levantamento, a capacidade ociosa apresentada por 55% das empresas. Apesar de haver o entendimento de que a ociosidade tem relação com a dificuldade na contratação de motoristas apresentada no ano passado, para a economista do IPTC, Raquel Serini, este não é o caso.

“Acredito que a ociosidade da frota mencionada na pesquisa não está diretamente relacionada à falta de motoristas e sim, a diminuição do volume de carga transportada neste período de pandemia de um modo geral. O mercado do TRC sofreu o baque do período conturbado que foi 2020, assim como para todos os outros setores. Tivemos redução na movimentação de carga, mesmo sendo considerada uma atividade essencial ao longo da pandemia, o que afetou diretamente o faturamento e consequentemente o lucro”.

Confira a pesquisa na íntegra


voltar