Esclarecimentos necessários
Compartilhe

Além de coordenar as negociações coletivas com os sindicatos laborais de sua base territorial, o SETCESP tem desempenhado o papel em pleitear junto aos órgãos reguladores e poderes legislativos ações que compreendem os interesses dos empresários transportadores e também de toda a sociedade.

Fizemos isso ao obter as licenças especiais para que o segmento de mudanças pudesse trafegar na ZMRC – Zona Máxima de Restrição de Circulação, na defesa da liberação do VUC do rodízio municipal, na proposta de regulamentação do comprovante de entrega eletrônico, e em tantas outras conquistas, que essa entidade coleciona.

Sempre que há uma lei, norma ou portaria que altera, ainda que indiretamente, a operação de transporte, a entidade busca formas de esclarecer as dúvidas de seus associados. Para isso, promove cursos, treinamento e eventos com respeito ao assunto, e ainda procura disseminar as informações nos canais de comunicação: revista, site, redes sociais e newsletter.

Neste início de ano, já tivemos dois grandes eventos aqui na nossa sede. O primeiro encontro foi sobre o CIOT por conta da Resolução nº 5.862/2019, a qual e estipula que quem contrata ou subcontrata serviços de transporte precisa obter o CIOT. O outro foi a 7ª Conferência de Tarifas de Frete, que trouxe à tona discussões sobre a defasagem, Política do Piso Mínimo, planilha de custos e cláusulas contratuais.

Em contrapartida necessitamos que haja engajamento, que os empresários do setor busquem se atualizar quantos as determinações que os cercam, e participem dos serviços oferecidos por esta entidade.

O SETCESP acredita que atuando desta maneira cumpre sua função de munir de informações e orientações o empresário do TRC, e se coloca à disposição do transportador sempre que este precisar de quaisquer esclarecimento e explicações.


voltar