Equipes de alto desempenho
Compartilhe

Ron Friedman, um premiado psicólogo, fundador da ignite80, uma empresa de desenvolvimento de executivos, escreveu um interessante artigo na Harvard Business Review (outubro 2021) sobre as Cinco (5) coisas que equipes de alto desempenho fazem de forma diferente.

No artigo, ele afirma que “quando se trata de construir locais de trabalho extraordinários e equipes de alto desempenho, os pesquisadores há muito verificam que três necessidades psicológicas são essenciais: autonomia, competência e relacionamento” e que o mais difícil de ser conseguido pelas organizações é justamente o relacionamento, ou seja, o desejo de se sentir conectado às outras pessoas.

  1. Nas equipes de alto desempenho as pessoas não têm medo de pegar o telefone.

Enquanto as chamadas telefônicas estão se tornando cada vez menos comuns no local de trabalho em geral, esse não é o caso entre as equipes de alto desempenho. Elas se comunicam com mais frequência diretamente por voz.

  1. Equipes de alto desempenho são mais estratégicas em suas reuniões.

Equipes de alto desempenho evitam as armadilhas comuns de reuniões mal planejadas e administradas, incorporando práticas para promover reuniões mais produtivas.

  1. Equipes de alto desempenho conversam muito sobre assuntos fora do trabalho.

Pesquisas sugerem que discutir tópicos não relacionados ao trabalho oferece grandes vantagens. Isso porque são nas conversas pessoais que identificamos interesses compartilhados, mesmo a expressar sentimentos negativos.

Outros estudos, afirma o autor, mostraram também que a autenticidade contribui para bem-estar no local de trabalho e aumenta o desempenho individual.

Em suma, conclui o autor do artigo, “as descobertas do nosso estudo sugerem que a criação de um local de trabalho de alto desempenho exige mais do que simplesmente contratar as pessoas certas e armá-las com as ferramentas certas para fazer seu trabalho. Requer criar oportunidades para que relacionamentos genuínos e autênticos se desenvolvam.”

Como é sua empresa?

Pense nisso. Sucesso!


voltar