Envolva seu pessoal no planejamento
Compartilhe

Há dois problemas sérios que vejo nas empresas e organizações do Brasil. Ou elas não fazem planejamento de suas ações ou quando fazem não envolvem as pessoas nesse importante exercício. Fazer, sem planejar, é perda de tempo, dinheiro e energia. E é o que mais vejo acontecer.

Dizem que Abraham Lincoln teria dito que se tivesse três horas para cortar uma árvore, gastaria, no mínimo duas horas, afiando o seu machado. Isso é sabedoria!

Não só empresas, mas qualquer organização, associação, clubes, entidades do setor público e mesmo igrejas precisam fazer um planejamento sério e eficaz.

Assisto discussões acirradas e pouco civilizadas em grupos e empresas durante a execução de tarefas, por pura falta de planejamento. A perda de energia e recursos é imensa e só trará desavenças, erros e retrabalho.

Outro erro que vejo com muita frequência é o medo de envolver as pessoas quando o planejamento é realizado. Um pequeno grupo de iluminados se acha com total capacidade de planejar o que todos irão fazer, sem ouvir quem está realmente com a mão na massa e irá executar. O resultado é um fracasso geral. Quando o planejamento é apresentado de cima para baixo, raramente a execução terá sucesso. A maioria das pessoas se sentem excluídas e poderão, até mesmo, boicotar as ações.

Assim, não se iluda e não se deixe enganar: é preciso planejar e é preciso envolver o maior número possível de pessoas no planejamento.

Um terceiro erro é fazer um planejamento sofisticado demais que será demorado, custará muito e terá pouca eficácia.

Faça um planejamento simples, onde fique definidos a visão, o foco e as ações que serão realizadas com responsáveis e prazos e uma boa metodologia de execução para que as coisas não fiquem no papel.

Planejamentos sofisticados, caros e pouco eficazes têm sido o grande motivo para que empresas e organizações não acreditem em planejar. Saia dessa. Planeje!

Pense nisso. Sucesso!


voltar