Empresas e entidades conhecem a plataforma de descarbonização para o transporte
Compartilhe

Despertou grande interesse de empresários e lideranças do setor a adesão ao sistema de descarbonização para o transporte, a Plataforma Verden, desenvolvida pela Celo4 Earth, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). A nova ferramenta foi apresentada na semana passada para transportadoras associadas e diretores da FETCESP, do SETRANS (ABC Paulista), SINDISAN (Litoral Paulista), SINDICAMP (Campinas),  SETCESP (São Paulo) e SINDIVAPA (Vale do Paraíba).

O CEO da Celo4 Earth, Murilo Ferreira, responsável pelo desenvolvimento da Plataforma Verden, comenta que as empresas reconhecem a importância do assunto e que seus clientes já propõem a utilização de veículos elétricos ou que elas apresentem soluções alternativas para a compensação do impacto ambiental do transporte. “Com a Plataforma Verden, o transportador consegue gerenciar e compensar facilmente, e de forma certificada, as emissões da sua frota, através da aquisição de créditos de carbono certificados pela ONU”.

A Plataforma Verden é uma solução completa para o transporte e foi desenvolvida pelo transportador para o transportador, observa Ferreira. “A Plataforma tem como diferenciais a gestão das emissões por veículo, por rota e por contrato, incluindo as emissões pela quilometragem percorrida, as emissões do motor funcionando com o veículo parado e as emissões por tipo de carga transportada, ou seja, a carga fracionada ou dedicada, por exemplo. Por isso, a Plataforma Verden fornece uma gestão abrangente das emissões por cliente e a compensação mais adequada do mercado para o setor transportador ”, explica.

O mercado financeiro, explica Ferreira, também está atento aos movimentos de descarbonização dos setores da economia brasileira e mundial. “Algumas instituições financeiras oferecem às empresas engajadas neste controle “Linhas de Crédito Verde”, com taxas competitivas que facilitam os  investimentos e aceleram o processo”, informa. 

Outro diferencial da Plataforma Verden, destaca Ferreira, é sua gratuidade para as empresas vinculadas ao Programa Despoluir e para as federações do sistema da CNT. 

Ferreira ainda faz uma recomendação. “O ideal no momento é que se inicie imediatamente o processo de lançamento e gestão das emissões na Plataforma Verden, para que assim, o transportador possa conhecer a questão das emissões e as possibilidades da compensação ambiental de sua frota. 

Para saber sobre o Programa Despoluir e da Verden ESG procure a FETCESP:

E-mail: coordenacaodespoluir@fetcesp.com.br

Whatsapp  (11) 98492-7304.

Telefone: (11) 2632-1022


voltar