Empatia, respeito e confiança
Compartilhe

A palavra empatia vem do grego antigo ἐμπάθεια, que tem sua origem em “en” = dentro + “páthos” = sofrimento, dor.

Assim, empatia significa eu sentir, dentro de mim, o sofrimento ou a dor de outra pessoa. Colocar-se no lugar de outra pessoa e realmente ser capaz de sentir o que ela sente ou sentiria é fundamental para o sucesso, tanto pessoal como profissional.

Muitas vezes temos até a boa intenção de sermos trabalhadoras, comprometidas, participativas, boas, educadas, polidas, respeitosas, mas nos falta a capacidade de empatia para ver se realmente somos aquilo que imaginamos ser ou que queremos ser.

Tenho visto, por exemplo, pessoas que são promovidas a gerentes ou chefes e perdem a capacidade de empatia. Quando eram subordinadas exigiam respeito, serem ouvidas pelos seus chefes etc. Agora que são chefes se esqueceram de tudo isso e fazem aquilo que tanto detestavam que fosse feito – tratam seus subordinados com desrespeito, não ouvem, adotam atitudes arrogantes etc.

Quando eram subordinados, esses “novos chefes” reclamavam quando não eram reconhecidos e elogiados. Hoje, como chefes, não se lembram de reconhecer e elogiar.

É preciso cuidar para que não percamos a empatia.

É preciso lembrar que o que mais uma pessoa precisa para ser motivada e dar mais de si para os objetivos e metas da empresa é respeito e confiança.

Tratar uma pessoa com respeito e confiança fará com que ela trate a empresa e seus chefes com respeito e confiança. Tratar uma pessoa, no trabalho ou na vida, desrespeitosamente fará o mesmo efeito. Ela perderá a confiança na outra pessoa e até em si mesma – e tratará a empresa e os chefes com total desrespeito e desconfiança. Experimente e verá.

As pessoas, normalmente, respondem à forma como são tratadas. Pode haver exceções e aí será sempre a exceção que confirma a regra de que toda regra tem exceção. Funcionários tratados com respeito que não respondem da mesma forma devem ser punidos ou dispensados, mas será sempre uma exceção, você verá e saberá quando esse é o caso. É preciso que compreendamos que sem confiança ninguém consegue dar o melhor de si tanto no trabalho como nas relações interpessoais. E para que a confiança possa se estabelecer, o respeito e a empatia são essenciais.

E empatia sou eu me colocar em seu lugar com a sua história, com a sua idade, com a sua experiência e até com seus hormônios. A falsa empatia sou eu me colocar no seu lugar com a minha história, com a minha formação, com a minha experiência e até com os meus hormônios prevalentes.

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.