Edição São Paulo do Seminário Itinerante da Comjovem é realizado com sucesso
Compartilhe

Quarta edição do Seminário Itinerante da COMJOVEM reuniu jovens empresários, executivos e personalidades importantes do setor

Na última sexta-feira (16), o auditório do Palácio dos Transportes, em São Paulo, recebeu empresários e grandes personalidades do setor de transporte rodoviário de cargas para acompanhar a comissão de jovens empresários da NTC&Logística. O encontro tornou-se em uma grande oportunidade para obter relevantes informações do segmento e trocar experiências com transportadores do estado paulista e de toda a região.

De início, André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM, subiu ao palco e iniciou o quarto encontro do ano agradecendo a participação de todos e reforçando o próximo evento para finalizar a programação de 2022, que será em Curitiba em outubro.

Ao seu lado, Joyce Bessa, vice-coordenadora nacional da comissão, se apresentou e pontuou o braço forte de ação social da COMJOVEM, ressaltando o projeto COMJOVEM Salva Vida, no qual foi arrecadado produtos 40% a mais do que no ano passado.

Para completar o trio, Geovani Serafim, vice-coordenador nacional, comentou sobre a campanha de doação de sangue, que foi um sucesso, e os projetos voltados para a sociedade realizados, principalmente na pandemia.

Em seguida, a coordenadora do núcleo de São Paulo, Carolina Resuto, se dirigiu ao palco. “Estou muito feliz de estarmos juntos hoje e agradeço a todos que estão presentes. Tive bons mentores e portas abertas dentro da COMJOVEM, é uma via de mão dupla”, diz a representante do núcleo paulista.

Após, Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) tomou as palavras: “Deixo meus parabéns ao André, ao Geovani e à Joyce. É um trabalho maravilhoso, as pessoas vão se inteirando dos assuntos do setor, e é uma parte importante para as nossas atividades. Temos grandes lideranças de destaque no setor que iniciaram na COMJOVEM, e que a continuidade desse trabalho seja cada vez mais. Contem com o SETCESP”.

Joyce aproveitou para agradecer aos representantes da COMJOVEM ABC, Campinas, Santos, São Paulo e Fortaleza. “É fundamental a força dos estados e núcleos parceiros para que um apoie o outro”.

Posteriormente, Carlos Panzan, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (FETCESP) evidenciou a importância da divulgação das atividades da comissão de jovens empresários: “Uma coisa que quero dar ênfase é como o setor pode divulgar mais o que o segmento faz e o que ele se propõe a fazer. Precisamos empoderar-nos mais para propagar aquilo que fazemos e que fazemos bem”.

Geovani Serafim complementa: “Como dito pelo presidente, a COMJOVEM é o futuro do transporte. Quanto maior o número de jovens, maior é a força”.

Em sua vez, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, comentou: “Quero cumprimentar cada um de vocês e agradecer a todos que estão presentes. É uma alegria muito grande o dia de hoje, fico contente em recebê-los em mais um encontro primordial para discutirmos o melhor do nosso setor”.

Aproveitando a oportunidade, Nicola de Simone, sócio fundador da Transita Transportes e pai de André de Simone, recebeu uma homenagem da Mercedes-Benz pelos 55 anos da empresa no setor. “55 anos que se passaram muito rápido e, ainda hoje, aprendo muito com todos vocês”.

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, também subiu ao palco para dizer algumas palavras: “Agradeço pelo convite e pela oportunidade de falar com os meus colegas de São Paulo. Estamos com um projeto bem avançado para o SEST SENAT treinar ainda mais motoristas, e será um prazer compartilhar futuramente”.

Em sequência, André de Simone apresentou a história da COMJOVEM e compartilhou alguns números, sendo eles: 26 núcleos da comissão ao todo, 10 estados de atuação, mais de 500 integrantes, mais de 420 empresas de transporte e mais de 60 descendentes ocupando cargos de importância no setor atualmente. Além disso, exibiu o perfil COMJOVEM (empresário, filhos de empresário e executivos contratados), faixa etária (entre 18 e 45 anos), valores, metas, objetivos futuros, materiais, mídias sociais, especialização e o Instituto COMJOVEM de Desenvolvimento Mercadológico.

Narciso finaliza: “Me identifico muito com a COMJOVEM e o trabalho de vocês é um trabalho que precisa ser valorizado e nós, assessores da NTC, estaremos sempre à disposição para o que precisarem”.

Após o coffee break, o evento seguiu com a palestra “Documento de Transporte Eletrônico (DT-e) – Impactos no TRC”, com Gildete Menezes, assessora jurídica da NTC&Logística, abordando o plano de transformação digital do Ministério da Infraestrutura, base legal do DT-e, o que é, a quem se destina, como funcionará, qualificação, entre outros temas.

Para começar as palestras, o Dr. Narciso Figueiroa Jr., assessor jurídico da NTC&Logística apresentou sobre “Contratação de Transportadores Autônomos após o julgamento da ADC 48 pelo STF”, abordando Leis, subcontratação do transporte a frete, motorista empregado, TAC – Agregado, TAC – Independente e cautelas na contratação. “Hoje trouxe algumas reflexões que gostaria de pontuar e cautelas que as empresas devem continuar tendo a respeito da decisão do STF. Isso é essencial para as atividades do transporte”, destaca o assessor jurídico.

“Leve esses assuntos para as suas empresas, conversem internamente. É preciso se estruturar com antecedência e estar por dentro de cada processo”, afirma Gildete.

Caminhando para o fim do encontro, Patricia Madrid, sócia do escritório De Natale Advogados Associados, iniciou a palestra “Governança na Empresa Familiar”, exibindo estatísticas, pontos que destacam essas companhias, possibilidades em uma empresa familiar, como implementar essa governança e protocolos.

Na sequência, Sheila Vega, advogada do escritório De Natale, finalizou com mecanismos de proteção, círculo de propriedade, holding familiar, questões tributárias (principais impostos e alíquotas que incidem no planejamento sucessório), regime de casamento e outras formas de contratos nupciais.

Encerrando mais uma edição do Seminário Itinerante da COMJOVEM, Joyce Bessa agradeceu mais uma vez as entidade anfitriãs SETCESP e FETCESP, os patrocinadores Apisul, Autotrac, IVECO, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, o apoio logístico da Braspress e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.


voltar